Brasília Bolsonaro vai à Paraíba participar de inaugurações de obras

Bolsonaro vai à Paraíba participar de inaugurações de obras

Presidente participa de entrega de trecho de obras do rio São Francisco e inauguração de uma unidade básica de saúde

  • Brasília | Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro

Flipar

O presidente Jair Bolsonaro (PL) viaja nesta quinta-feira (5) para Itatuba, na região metropolitana de Campina Grande (PB). Ele vai participar da entrega de um trecho concluído das obras da Vertente Litorânea da Paraíba, empreendimento que receberá águas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. As obras estão sendo executadas em parceria com o governo do estado.

Bolsonaro estará acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, ex-secretário-executivo da pasta, que substitui Rogério Marinho, que deixou o ministério para ser pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte.

A obra, que tem cerca de 130 km de extensão, foi orçada em R$ 1,41 bilhão e deve atender a 39 cidades paraibanas. 

Segundo o governo federal, o Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 217 km de extensão, está em funcionamento desde 2017 e abastece 1,4 milhão de pessoas em 46 cidades de Pernambuco e da Paraíba. 

Inaugurações de obras da transposição do rio São Francisco

Bolsonaro tem ido com frequência ao Nordeste para agendas relacionadas à transposição do rio São Francisco. Em outras ocasiões, acompanhado de líderes regionais, como o ex-presidente e senador Fernando Collor (PROS-AL) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente participou de visitas às obras e inaugurações. 

Em fevereiro, Bolsonaro foi a Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte para visitar empreendimentos do projeto de transposição do rio São Francisco. Em outubro de 2021, ele inaugurou a última etapa da obra física do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O ramal levará água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará.

Em junho de 2020, o presidente inaugurou um trecho da transposição, na divisa de Pernambuco e Ceará. Ele estava acompanhado de ministros e do filho Eduardo Bolsonaro. O projeto de integração do rio São Francisco tem ao todo 477 km de extensão e é o maior empreendimento hídrico do país.

Unidade Básica de Saúde em Gurinhém

Ainda nesta quinta, Bolsonaro vai a Gurinhém (PB) para participar da inauguração de uma Unidade Básica de Saúde. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhará Bolsonaro na cerimônia, que tem início previsto para as 13h.  

Na ocasião, haverá a assinatura da portaria que institui o programa Cuida Mais Brasil. A iniciativa visa a ampliar o número de pediatras e ginecologistas no SUS.
 

Últimas