Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara faz audiência pública sobre abertura de bancos aos fins de semana

Projeto de lei será debatido na Comissão de Defesa do Consumidor nesta quarta (6); proposta é rejeitada pelo Sindicato dos Bancários 

Brasília|Do R7, em Brasília

Projeto obriga agências a abrir aos sábados, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h
Projeto obriga agências a abrir aos sábados, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h Projeto obriga agências a abrir aos sábados, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h

A Câmara dos Deputados fará uma audiência pública nesta quarta-feira (6) sobre o projeto de lei nº 1.043/19, que prevê a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos. O debate será promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor.

A proposta, de autoria do deputado David Soares (União-SP), obriga os estabelecimentos bancários a oferecer atendimento ao público aos sábados, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h. De acordo com o parlamentar, as agências ficam abertas por pouco tempo e no mesmo horário de trabalho das pessoas, que, com isso, não conseguem ir ao banco.

O projeto de lei é alvo de críticas do Sindicato dos Bancários. A presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, que participará da audiência pública, Ivone Silva, destaca o desgaste da atividade bancária e "ressalta a notória e grande quantidade de adoecimentos causados pela rotina de trabalho nos bancos, caracterizada pelas cobranças abusivas para o cumprimento de metas inatingíveis, pelo assédio moral e pelas ameaças constantes de demissão", conforme informou o sindicato.

Banco Central

O atendimento nas agências bancárias é regulado pelo Banco Central. O horário mínimo de expediente para o público é de cinco horas diárias ininterruptas, com funcionamento obrigatório no período das 12 às 15 horas, pelo horário de Brasília.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.