STF

Brasília Carla Zambelli e Victor Hugo pedem habeas corpus para Zé Trovão 

Carla Zambelli e Victor Hugo pedem habeas corpus para Zé Trovão 

Caminhoneiro disse estar no México e desistiu de se entregar às autoridades do país para ser deportado

  • Brasília | Renato Souza, do R7, em Brasília

Zé Trovão duvida de áudio de Bolsonaro

Zé Trovão duvida de áudio de Bolsonaro

Reprodução / Twitter

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e o ex-líder do governo na Câmara major Victor Hugo (PSL-GO ingressaram com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) em favor do caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. Ele é alvo de um mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes e está no México, onde prometeu se entregar, mas voltou atrás e segue foragido.

O caminhoneiro é acusado de incitar e organizar atos violentos durante os protestos do feriado de 7 de Setembro. Em vídeos publicados nas redes sociais, ele fez ameaças ao ministro Alexandre de Moraes e pregou a destituição dos integrantes da suprema corte.

No pedido de habeas corpus, os parlamentares alegam que os atos do feriado da independência ocorreram pacificamente e que não existem mais motivos para manter a prisão de Zé Trovão.  "As manifestações ocorridas nesta terça-feira (7), tanto na Esplanada dos Ministérios quanto nas imediações da Torre de TV, terminaram sem nenhuma intercorrência grave. Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), as forças de segurança locais atuaram de forma integrada e seguindo protocolo elaborado previamente, com base em levantamentos de inteligência e pactuado entre o governo e organizadores dos eventos. A dispersão do público foi finalizada por volta das 14h. 8 Dessa forma, não havia risco anterior e muito menos risco atual a fundamentar a manutenção da ordem de prisão do ora paciente", destaca o texto da solicitação.

Zé Trovão chegou a dizer que se entregaria na Embaixada do Brasil na Cidade do México. No entanto, posteriormente, afirmou que recebeu diversos pedidos para não se apresentar às autoridades e decidiu continuar fugindo. A Polícia Federal acionou a Polícia Internacional (Interpol) para colaborar com a captura. Além dele, está no México o blogueiro Oswaldo Eustáquio, que também é alvo de um mandado de prisão expedido pelo ministro do Supremo.

Últimas