Brasília Comitê avalia novas medidas para garantir fornecimento de energia

Comitê avalia novas medidas para garantir fornecimento de energia

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reuniu em caráter extraordinário para avaliar cenário crítico

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Cenários apresentados pela ONS reforçam a criticidade do momento.

Cenários apresentados pela ONS reforçam a criticidade do momento.

Paulo Whitaker/Reuters-6/2/2014

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) se reuniu nesta segunda-feira (30/08), em caráter extraordinário.  Na pauta, as condições de suprimento energético ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo dados apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no encontro, os cenários prospectivos até novembro deste ano foram atualizados considerando condições mais recentes e realistas.

Os panoramas apresentados pela ONS reforçam a criticidade do momento. Contudo, considerando, entre outras ações, a flexibilização da operação das usinas hidrelétricas da bacia do rio São Francisco, as novas projeções indicam o atendimento da carga de energia elétrica nos cenários avaliados.

Monitoramento permanente

As condições meteorológicas e hidroenergéticas continuarão a ser permanentemente monitoradas, bem como a confirmação das premissas consideradas nos estudos do ONS, de forma a perseguir a assertividade e a tempestividade na atuação das instituições do setor elétrico brasileiro.

Foi realizada também uma apresentação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre os custos da implementação das medidas adicionais em andamento, aprovadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. O tema será também apresentado em reunião da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética de amanhã.

Programa de Incentivo à Redução Voluntária

A Assessoria Econômica do Ministério de Minas e Energia fez uma apresentação sobre uma proposta do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do consumo de energia elétrica. O incentivo é aplicável aos consumidores regulados, por meio de estímulo econômico.

O CMSE afirma que continuará realizando monitoramento permanente das condições de abastecimento e o atendimento ao mercado de energia elétrica do país, além de adotar as medidas para a garantia do suprimento de energia elétrica.

Com informações do Ministério de Minas e Energia

Últimas