Meio Ambiente

Brasília Coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima pede demissão

Coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima pede demissão

Oswaldo dos Santos Lucon está na COP26, a Conferência das Partes, em Glasgow, na Escócia

  • Brasília | Do R7

Ativistas protestam por ocasião da COP26

Ativistas protestam por ocasião da COP26

Ben Stansall/AFP - 2.11.2021

Coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Oswaldo dos Santos Lucon pediu demissão do cargo nesta terça-feira (2). Neste momento, ele está na COP26, a Conferência das Partes, o mais importante evento global sobre mudança climática.

Lucon foi nomeado para o cargo em maio de 2019, portanto durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

O Fórum Brasileiro de Mudança do Clima é um comitê com membros da sociedade civil e do governo, presidido pelo presidente do país. Foi criado com o objetivo de deliberar e orientar políticas públicas sobre clima.

O Fórum deve indicar, por exemplo, os membros da sociedade civil que fazem parte do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. Esse fundo foi criado em 2009 para apoiar projetos de redução da emissão de gases de efeito estufa.

Esse mesmo fundo também serve para apoiar iniciativas que preparam o Brasil para a mudança climática, com falta de água em regiões do semiárido.

Lucon é justamente um pesquisador de mudanças climáticas. Ele integra o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), organização criada em 1988 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O pesquisador também faz parte da Organização Meteorológica Mundial e é assessor da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.

Últimas