Brasília Covid-19: DF deve receber 51,7 mil doses de vacinas nesta quarta

Covid-19: DF deve receber 51,7 mil doses de vacinas nesta quarta

Nova remessa vai viabilizar a continuidade da imunização do público entre 12 e 17 anos

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Doses da Pfizer devem desembarcar no DF nesta quarta-feira e serão distribuídas 
para continuidade da campanha

Doses da Pfizer devem desembarcar no DF nesta quarta-feira e serão distribuídas para continuidade da campanha

ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO/28/09/2021

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal aguarda a entrega de uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 para a manhã desta quarta-feira (20). A previsão é que o Ministério da Saúde entregue 51.708 doses de imunizantes da Pfizer/BioNTech.

De acordo com a previsão da pasta, 32.760 unidades serão destinadas à primeira aplicação em adolescente de 12 a 17 anos. A continuidade da campanha no público dessa faixa etária estava comprometida, pois o estoque destinado à D1 ficou zerado na Rede de Frios.

O governo chegou a remanejar 1,5 mil doses nos postos de saúde para aplicar nos adolescentes, mas cerca de 80,5 mil jovens ainda precisam ser imunizados, quase um terço do grupo. Até esta terça, 73,42% dos adolescentes haviam recebido a primeira dose e 0,78% tomou a segunda.

Outras 18.948 vacinas que chegarão ao DF serão destinadas à segunda dose para os grupos que precisam completar o esquema vacinal. Atualmente, quem deveria tomar a D2 de Pfizer ou Oxford/AstraZeneca até 5 de novembro já pode procurar os postos de saúde para antecipar a imunização.

Entre a população adulta do DF que pode receber a vacina contra a Covid-19, 86,43% já tomaram a primeira dose e 57,47% receberam a D2. O DF também aplica a terceira dose, o chamado reforço, em tralhadores da saúde e idosos a partir de 70 anos que tenham se vacinado há pelo menos seis meses. Imunossuprimidos podem tomar a dose adicional, ministrada 28 dias depois de completarem o ciclo de vacinação. 

Últimas