Brasília Detran-DF flagra 178 motoristas alcoolizados no fim de semana

Detran-DF flagra 178 motoristas alcoolizados no fim de semana

Registro reforça pesquisa que indica aumento de condutores que dirigem sob efeito de álcool durante a pandemia

  • Brasília | Priscila Mendes, do R7, em Brasília

No segundo ano de pandemia da Covid-19, aumenta número de condutores alcoolizados

No segundo ano de pandemia da Covid-19, aumenta número de condutores alcoolizados

Detran-DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal aponta que 178 motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados, somente de sexta-feira (1º/10) até domingo (3/10). Além disso, três pessoas foram presas por embriaguez e 42 estavam sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

De acordo com a corporação, 1.569 condutores bêbados foram abordados em setembro, sendo que 12 foram presos por embriaguez e 708 estavam sem habilitação.

Outro dado que chama atenção é o número pessoas que mexem no celular ao volante: 5.098 foram flagradas nessa condição no último mês. A infração é considerada gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e aplicação de 7 pontos na CNH. No caso de dirigir  sob efeito de álcool, também infração gravíssima, a multa é de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Os registros do último fim de semana só reforçam um outro levantamento do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). No segundo ano de pandemia da Covid-19, houve um aumento de condutores que dirigem sob o efeito de álcool. De janeiro a agosto de 2021, foram 16.419 flagrantes contra 11.943 registrados em 2020 — um crescimento de 37,5%. No ano de 2019, antes da pandemia, foram 18.690 notificações.

Para o Major Keldison Sousa, responsável pelo planejamento de trânsito realizado pela PMDF, apesar do aumento de flagrantes, houve queda no número de mortes nas rodovias. "Isso é resultado do aumento da nossa fiscalização feita em conjunta com os demais órgãos de trânsito, sempre realizando operações mensais em alguma cidade satélite do DF", diz.  
 

Últimas