Brasília DF: Idosos com 80 anos ou mais recebem dose de reforço na terça 

DF: Idosos com 80 anos ou mais recebem dose de reforço na terça 

Secretaria de Saúde ampliou faixa etária da terceira dose e divulgou antecipação da segunda dose da AstraZeneca. Veja datas

  • Brasília | Alan Rios, do R7, em Brasília

GDF também anunciou antecipação de doses da AstraZeneca

GDF também anunciou antecipação de doses da AstraZeneca

Breno Esaki/Agência Saúde DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal ampliou a faixa etária que pode receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. A partir desta terça-feira (28), todos os idosos a partir dos 80 anos — que tiverem recebido a segunda dose há no mínimo seis meses — estão qualificados para receber a imunização de reforço e já podem procurar um posto de saúde.

A lista com todos os pontos que realizam a aplicação das doses pode ser conferida no site da secretaria. Ao todo, 2.273 idosos receberam a terceira imunização, número considerado baixo pela pasta. Os dados foram divulgados em coletiva nesta segunda-feira (27).

“Estamos com baixa aceitação na dose de reforço dos idosos. É importante esse chamamento para este momento. Por isso, a partir desta terça-feira, vamos ampliar a vacinação com dose de reforço para idosos acima de 80 anos”, afirmou o subsecretário de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Divino Valero.

Já a dose de reforço para profissionais de saúde, divulgada pelo ministro Marcelo Queiroga, ainda não tem data definida. Segundo Divino, ainda não foram recebidos os insumos do Ministério da Saúde para essa aplicação. “Amanhã, nós da secretaria vamos nos reunir para definir os critérios, o regramento, para a melhor forma possível de definir isso.”

O subsecretário também anunciou mais uma antecipação da segunda dose. “Outra notícia importante é a antecipação da vacina da AstraZeneca. Com as últimas remessas recebidas, será possível iniciar, na quarta-feira (29), a antecipação da segunda dose para usuários marcados até 8 de outubro”, ressaltou Divino.

Adolescentes

Também está marcado para amanhã o início da vacinação de jovens de 12 anos, que vão receber o imunizante da Pfizer, testado e aprovado para esse público. “Com a abertura dos 12 anos, a partir de amanhã, aqueles adolescentes que não se vacinaram ainda podem ir aos postos para receber a primeira dose. Temos aproximadamente 100 mil adolescentes que ainda não procuraram os postos, enquanto há vacina à disposição e profissionais com o sorriso aberto. Não tem risco nenhum, e é um trabalho de proteção à vida”, disse Divino.

Ao todo, 58,95% das crianças e adolescentes de 12 a 17 anos receberam a primeira dose no DF. A porcentagem deve subir nesta semana, com a abertura da última faixa etária prevista no plano de imunização, até o momento.

Dados

O Distrito Federal tem hoje 2,1 milhões de moradores vacinados com a D1, 1,1 milhão com a D2 e 57 mil imunizados com a vacina de dose única. Ou seja, 45,59% da população vacinável, acima de 12 anos, recebeu duas doses ou a dose única. Apesar do avanço da proteção, os números de casos e óbitos em decorrência da Covid-19 mostram a necessidade de manter os cuidados.

Somente nas últimas 24 horas, a capital somou 1.413 casos novos de infecção em relação ao dia anterior. Esta segunda-feira também registrou 20 novas notificações de morte. O DF totaliza, atualmente, 10.415 vidas perdidas para a doença.

Últimas