Brasília Diretor da Prevent nega relação com ‘gabinete paralelo’

Diretor da Prevent nega relação com ‘gabinete paralelo’

Nise Yamaguchi chegou a atuar como médica assistente de Wong, internado em uma das unidades da Prevent

  • Brasília | Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior

Diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior

Jefferson Rudy/Agência Senado - 22.09.2021

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, nesta quarta-feira (22), o diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, negou relação com o chamado “gabinete paralelo”, que teria atuado durante a pandemia assessorando o presidente Jair Bolsonaro com informações negacionistas sobre a covid-19.

A existência do gabinete é alvo de investigação da comissão, e os senadores apontam que figuras como a médica Nise Yamaguchi, o virologista Paulo Zanotto e o empresário Carlos Wizard teriam integrado o referido grupo. “Eu desconheço até o que é gabinete paralelo, senador”, disse Pedro Benedito Batista Júnior ao ser questionado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) sobre o gabinete.

Questionado novamente, no decorrer do depoimento, afirmou: “Eu nunca fiz parte de qualquer gabinete paralelo e nós nunca participamos de nenhuma live, que eu me recorde, que foi aí explanada ou então patrocinada pelo presidente da República”.

O senador Humberto Carvalho (PT-PE) ressaltou que, pela primeira vez, a comissão vê a comprovação não só “de que o gabinete paralelo existia, como o gabinete paralelo era operante”. “A Prevent Senior recebeu a consultoria da doutora Nise Yamaguchi e do doutor
Zanotto, essa figura aí corajosa na rede social, que nas lives defendia isso. Quando nós pensamos aqui em trazê-lo para a CPI, sabe pra onde ele foi? Para o Canadá”, pontuou.

A médica Nise Yamaguchi atuou como médica assistente do pediatra e toxicologista Anthony Wong, que morreu aos 73 anos em fevereiro deste ano, em um hospital da operadora Prevent Senior, em São Paulo.

Últimas