Brasília Em 10 anos, Hospital da Criança já realizou 5 milhões de atendimentos

Em 10 anos, Hospital da Criança já realizou 5 milhões de atendimentos

Hospital brasiliense comemorou os 10 anos de funcionamento com inaugurações e homenagens ao longo do ano

  • Brasília | Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Apenas no mês de outubro, o HCB atendeu mais de 5 mil crianças e adolescentes

Apenas no mês de outubro, o HCB atendeu mais de 5 mil crianças e adolescentes

Agência Brasília

O HCB (Hospital da Criança de Brasília José Alencar) completa dez anos de funcionamento nesta terça-feira (23). O espaço pediátrico, que recebe de bebês a partir dos 29 dias de vida a adolescentes até os 18 anos, fechou o mês de outubro com 5.129.367 atendimentos desde a inauguração.

No decorrer dos dez anos, 3,157 milhões de exames laboratoriais, 713 mil consultas, 271 mil diárias, 62 mil sessões de quimioterapia, 76 mil raios X, 37 mil tomografias e outros diversos serviços foram prestados. O hospital já recebeu prêmios pela qualidade do atendimento, como o selo de “Acreditado com Excelência”, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), e o prêmio Quality Brasil 2021.

As comemorações de aniversário estão ocorrendo desde o início do ano. Em janeiro, o hospital inaugurou mais uma área de atendimento ambulatorial, com 18 consultórios e um novo ginásio de reabilitação.

Em fevereiro, o neuronavegador híbrido (sistema de auxílio para a realização de cirurgias no cérebro) passou a ser utilizado. Em março, foram doadas mais de seis toneladas de alimentos não perecíveis a instituições de suporte a famílias vulneráveis no DF. 

As comemorações continuaram com a exposição “Emoções”, em junho, em que fotos de pacientes atendidos desde 2011 decoraram o hospital. Em agosto, os 300 voluntários da Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias) que atuam no local foram homenageados em cerimônia.

Em outubro, a Abrace recebeu do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) uma doação de 9,5 milhões, destinada a compra de aparelhos de ressonância magnética, que devem estar disponíveis no hospital no prazo de um ano.

A ABRACE captou os recursos para o aparelho de ressonância do Hospital da Criança

A ABRACE captou os recursos para o aparelho de ressonância do Hospital da Criança

Divulgação/Agencia Brasília

Fechando as comemorações, na manhã desta terça-feira (23), a Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Claudio Santoro se apresentou no hospital.

Desde a inauguração, o Hospital de Criança é administrado pela Secretaria de Saúde do DF em parceria com o Icipe (Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada).

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas