Brasília Embaixada dos EUA e consulados retomam vistos nesta segunda (8)

Embaixada dos EUA e consulados retomam vistos nesta segunda (8)

Há vagas para este ano. Adultos devem estar completamente imunizados e com teste negativo para viajar 

  • Brasília | Priscila Mendes, do R7, em Brasília

Processo para tirar visto de entrada nos EUA é retomado nesta segunda-feira (8)

Processo para tirar visto de entrada nos EUA é retomado nesta segunda-feira (8)

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil retomaram, nesta segunda-feira (8), a emissão e a renovação de vistos para turistas vacinados contra a Covid-19, conforme havia sido anunciado pela embaixada americana no mês passado. Há vagas para entrevistas inclusive para este ano. A abertura das fronteiras ocorre depois de os EUA terem atingido 70% da população adulta totalmente vacinada. 

Por causa da procura, que deve ser intensificada, a recomendação a quem for solicitar o visto é que verifique constantemente o site de agendamentos para novos horários. Isso porque existe uma demanda reprimida, uma vez que o serviço estava suspenso desde maio de 2020, devido à pandemia. De acordo com a disponibilidade, as entrevistas já marcadas podem ser reagendadas para uma data mais próxima.

Pelas regras americanas, os viajantes adultos devem estar completamente imunizados para viajar. A dose final deve ter sido administrada ao menos duas semanas antes do embarque para os EUA.

Para viajar, é preciso apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19, em formulário de papel ou digital, com a datas de aplicação das doses da vacina e teste PCR ou antígeno negativo feito em até 72 horas antes do embarque. 

Serão aceitas todas as vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive para uso emergencial, que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações. Também não haverá diferenciação de tipos de teste — os realizados em farmácias, por exemplo, serão aceitos.

No caso de crianças e adolescentes até 17 anos, não é necessário apresentar o comprovante de vacinação, mas será exigido teste negativo. A embaixada orienta ainda que os turistas se informem com as companhias aéreas, antes do embarque. Quem não cumprir as regras terá de retornar e não poderá viajar. 

Retomada

Em setembro, o governo dos Estados Unidos anunciou o fim das restrições para a entrada de estrangeiros de 33 países, como Brasil, Índia, China e nações europeias, e mudança nas regras para pedido de visto. Até então, para entrar nos EUA, os viajantes que saíam do Brasil precisavam cumprir uma quarentena em um terceiro país antes de seguir viagem.

Últimas