Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Eu não pedi demissão', diz ministro Paulo Guedes

Ministro afirmou ainda que não houve insinuação por parte do presidente Bolsonaro para que ele deixasse o cargo

Brasília|Sarah Teófilo e Bruna Lima, do R7, em Brasília

O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou, nesta sexta-feira (22), ter pedido demissão do cargo. A informação repercutiu depois que quatro secretários decidiram se demitir após o anúncio de que o governo vai furar o teto de gastos em 2022. "Eu não pedi demissão. E em nenhum momento o presidente insinuou qualquer coisa semelhante", afirmou Guedes.

Após as especulações sobre a saída do ministro, o presidente Jair Bolsonaro foi ao Ministério da Economia para se reunir com Guedes e participou de uma entrevista coletiva ao lado dele. A informação de fontes do palácio e do ministério é que a ida do presidente ao prédio da Pasta foi para sinalizar apoio ao chefe da Economia.

Conforme membros da ala governista e auxiliares próximos a Guedes, na última conversa que teve com Bolsonaro o economista manifestou interesse em deixar o cargo, mas o presidente não interpretou o desejo como um pedido de demissão. Oficialmente, não houve uma carta entregue ao mandatário, que, mesmo avaliando a perda de controle de Guedes sobre a equipe econômica, não abre mão do ministro.

Segundo o R7 apurou, Guedes seguiu a recomendação dos auxiliares de tentar uma saída amena do cargo, com o consenso de Bolsonaro, mas acabou convencido a ficar. O economista tem sido constantemente criticado pelo mercado financeiro devido a decisões de cunho social. A avaliação é que o ministro não consegue cumprir as promessas de promover reformas e privatizações.

Pôr em risco a responsabilidade fiscal continuou sendo um calo para Guedes, embora o ministro tivesse concordado com a estratégia de furar o teto para bancar a expansão do Bolsa Família. Ainda assim, ele tem ajustado o discurso, defendendo a ideia de que o governo precisa investir nas estratégias sociais para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.