Brasília GDF decreta ponto facultativo no dia 6 de setembro

GDF decreta ponto facultativo no dia 6 de setembro

No feriado do dia 7, há previsão de manifestações na Esplanada dos Ministérios

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

O dia 6 de setembro, véspera do feriado da Independência, será ponto facultativo no Distrito Federal. A medida, assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (27).

Pelo decreto, não se aplica "às áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor, de limpeza urbana". A força-tarefa de enfrentamento da pandemia de Covid-19 também não pode parar.

Agif/Folhapress - 25.2.2021

No feriado do dia 7, há previsão de manifestações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Esplanada dos Ministérios, no caso de Brasília. A secretaria de Segurança Pública planeja um esquema para manter a ordem pública na cidade. 

No começo da semana, durante o IX Fórum de Governadores, que foi sediado no Palácio do Buriti, em Brasília, chefes dos executivos locais externaram preocupação em relação aos protestos previstos para a data, em função de uma possível insubordinação das forças de segurança.

Na ocasião, Ibaneis afirmou que, no DF, isso não será problema. O secretário de Segurança Julio Danilo também reforçou que se for necessário, haverá revista de manifestantes. A preocupação ocorreu depois que um coronel da Polícia Militar de São Paulo foi afastado por insuflar as manifestações nas redes sociais, criticando o Supremo Tribunal Federal (STF).

Últimas