Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia no Palácio do Planalto
Ricardo Stuckert/PR - 28.2.2023O governo vai retomar a exigência de visto de entrada para turistas dos Estados Unidos, do Canadá, do Japão e da Austrália. A decisão foi tomada na quarta-feira (8), e o Ministério das Relações Exteriores já determinou que as embaixadas do Brasil no exterior comuniquem a medida aos quatro países.
A isenção do visto de entrada desses países foi determinada em 2019, na gestão do então presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, essas nações continuaram a exigir o documento para a entrada de brasileiros, o que causou certa resistência no Itamaraty, por causa do princípio de reciprocidade.
De acordo com integrantes do governo federal, a isenção do visto não provocou um aumento no número de turistas no Brasil. Não há, ainda, uma data oficial para que a medida comece a valer nas fronteiras do país, mas membros do Executivo dizem ser em breve.
A medida foi criticada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais, que diz que a não exigência do visto "fez aumentar o nosso fluxo de turistas". "Mais uma revogação do Lula. Menos empregos e desestímulo ao setor hoteleiro", escreveu o ex-presidente.