Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guedes diz que Brasil vai assumir protagonismo ambiental no mundo

Ministro avaliou que o problema do Brasil é a preservação das florestas, mas que país precisa receber pelos serviços ambientais

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

O ministro da Economia, Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes O ministro da Economia, Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, rebateu críticas em relação à preservação ambiental no Brasil e afirmou que o país vai "assumir o protagonismo no mundo". Guedes deu as declarações ao lado do presidente Jair Bolsonaro, durante conferência promovida pelo Banco BTG.

"Quem mais polui o mundo são os países avançados. O problema em relação ao Brasil é a preservação das florestas, mas precisamos receber pela prestação de serviços ambientais. Estamos fazendo nosso movimento, [em] que seremos protagonistas", afirmou.

Para o ministro, o acesso do Brasil à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é um atestado de que a questão ambiental está sendo compreendida pelo mundo. "Daqui para frente nós temos dois pilares: tributar os poluidores, mas o Brasil é um pequeno poluidor, e por outro lado pagar os serviços ambientais de quem preserva. Vamos prestigiar muito a questão verde, vamos assumir o protagonismo no mundo, porque o Brasil é a maior potência verde no mundo."

Guedes citou, junto ao Brasil, Índia e Indonésia como nações em conversas para preservação ambiental. Bolsonaro aproveitou o tema para criticar a visão internacional sobre as ações verdes do país. "O Brasil é exemplo para o mundo. Devia ser seguido nas políticas ambientais. O que chega lá fora é a informação da mídia. Temos grande parte da mídia que não fala a verdade", afirmou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.