Brasília Ibaneis Rocha, do MDB, é reeleito governador do Distrito Federal

Ibaneis Rocha, do MDB, é reeleito governador do Distrito Federal

Segundo o TSE, ele está matematicamente eleito, e Leandro Grass (PV) não pode mais alcançá-lo

  • Brasília | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Edilson Rodrigues/Agência Senado e Arte R7 - 2.10.2022

Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito governador do Distrito Federal em primeiro turno neste domingo (2). Segundo a apuração do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nenhum outro candidato pode mais alcançá-lo. O deputado distrital Leandro Grass (PV), candidato ao governo pela Federação PT-PV-PCdoB, ficou em segundo lugar.

Ibaneis é o primeiro governador do DF reeleito ainda no primeiro turno. Além dele, o único reeleito, mas em segundo turno, foi o ex-governador Joaquim Roriz (à época no PMDB), em 2002.

O ex-governador conquistou mais quatro anos de mandato em uma disputa com Geraldo Magela (PT). Ibaneis, Roriz e o ex-governador José Roberto Arruda (PL) também foram os únicos que conseguiram se eleger na capital sem levar a disputa ao segundo turno.

Durante todo o período de campanha, Ibaneis manteve o primeiro lugar na preferência dos candidatos nas pesquisas, com uma distância grande dos demais adversários. 

Luce Costa/Arte R7 - 2.10.2022

Ibaneis Rocha Barros nasceu em Brasília, em 1971, e é o atual governador do Distrito Federal. Durante a adolescência, trabalhou como feirante, empacotador e comerciante no interior do Piauí, até que retornou a Brasília para estudar. Ele se graduou em direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB).

Após a conclusão do curso, Ibaneis fez pós-graduação em direito processual do trabalho e direito processual civil na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Ao concluir os estudos, abriu um escritório de advocacia em Brasília, em 1990. Foi presidente da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Em 2018, Ibaneis Rocha venceu a disputa no segundo turno, com 1.042.574 votos, contra o então governador, Rodrigo Rollemberg (PSB).

Últimas