Brasília Mais de 100 mil adolescentes já foram vacinados no DF

Mais de 100 mil adolescentes já foram vacinados no DF

Ao todo, 117 mil foram imunizados e outros 42 mil, com 13 anos, podem receber doses a partir de terça-feira

  • Brasília | Alan Rios, do R7, em Brasília

Segundo o governador Ibaneis Rocha, decisão de manter vacinação é embasada em respaldos técnicos

Segundo o governador Ibaneis Rocha, decisão de manter vacinação é embasada em respaldos técnicos

Divulgação/Breno Esaki/Agência Saúde

O Distrito Federal ultrapassou a marca de 100 mil adolescentes vacinados contra a Covid-19. O público, de 12 a 17 anos, soma 117.472 imunizados com a primeira dose, em meio aos conflitos de recomendações para essa faixa etária. Os dados foram atualizados na noite de sábado (18).

A Secretaria de Saúde da capital decidiu continuar a vacinação dos adolescentes, assim como mais de 20 capitais brasileiras. Na última quinta-feira (16), o Ministério da Saúde recomendou restringir essa aplicação a casos específicos, como de adolescentes com comorbidades ou restrição de liberdade, por exemplo.

Porém, órgãos como o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) repudiaram a alteração do Ministério da Saúde.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirmou, em nota, que “não existem evidências que subsidiem ou demandem alterações nas condições aprovadas para a vacina”, ressaltando que havia aprovado a utilização da vacina da Pfizer para crianças e adolescentes entre 12 e 15 anos em 12 de junho de 2021, com base em “dados que demonstraram sua eficácia e segurança”.

Panorama do DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), informou que a decisão de continuar a vacinação dessa faixa etária tem “respaldo técnico das instituições representativas que fazem parte do processo de imunização do país”.

O governo da capital começará a vacinar jovens de 13 anos a partir da próxima terça-feira (21), mesma data da aplicação da dose de reforço para idosos que vivem em instituições de longa permanência.

A Secretaria de Saúde calcula que o DF tenha, atualmente, 42.539 adolescentes com 13 anos. Em relação aos idosos que vivem em instituições, são 1.090 imunizados com as duas doses e aptos a receber a dose de reforço.

A capital registra 2.126.168 moradores vacinados com a primeira dose, 1.036.414 com a segunda e 56.964 pessoas que receberam a proteção de dose única, da Janssen.

Últimas