STF

Brasília Mendonça promete serenidade e firmeza como ministro do STF

Mendonça promete serenidade e firmeza como ministro do STF

André Mendonça disse que vai buscar “correta interpretação e aplicação da Constituição”

  • Brasília | Do R7

André Mendonça, minsitro do STF

André Mendonça, minsitro do STF

Marcos Oliveira/Agência Senado

Novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), André Mendonça participou de um culto de ação de graças em razão do seu ingresso à Corte em uma igreja evangélica em Brasília, na noite desta quinta-feira (16). Ele disse que tem o “compromisso de sempre buscar, com humildade, serenidade, firmeza e espírito público, a correta interpretação e aplicação da Constituição e das normas vigentes em nosso país”.

Mendonça fez um discurso agradecendo o apoio que recebeu da família ao longo de sua vida profissional e também se disse grato ao presidente Jair Bolsonaro (PL) por ter sido indicado por ele para ocupar uma cadeira do STF.

Segundo ele, tornar-se ministro do Supremo “é apenas o início de uma grande e desafiadora jornada”. Mendonça destacou: “Uma caminhada que deve ter como foco o serviço ao meu país e a implantação permanente e substancial dos valores do Estado democrático de Direito”.

O ministro também disse que defenderá uma série de valores previstos no preâmbulo da Constituição, em especial a liberdade, a segurança, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça.

“Desses, defendo a justiça como seu valor supremo. Como supremo valor da nossa democracia. Não uma justiça utilitária, mas enquanto valor em si mesmo. Essa justiça é o ponto de equilíbrio entre todos os demais valores constitucionais. É ela que pode, de um lado, pacificar a sociedade e, de outro lado, permitir o avanço contínuo e estável, rumo ao ideal desta própria justiça”, frisou o ministro.

Mendonça ainda afirmou que, apesar do novo posto, sempre buscará aprimorar seus conhecimentos. “Sei que o conhecimento é vivo e vivificante. Sei que há muito por aprender, pesquisar, produzir e compartilhar. Sei que o conhecimento edifica. Daí o meu compromisso em sempre buscar conhecimento, em tentar alcançar sabedoria.”

Últimas