Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mendonça promete serenidade e firmeza como ministro do STF

André Mendonça disse que vai buscar “correta interpretação e aplicação da Constituição”

Brasília|Do R7

André Mendonça, minsitro do STF
André Mendonça, minsitro do STF André Mendonça, minsitro do STF

Novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), André Mendonça participou de um culto de ação de graças em razão do seu ingresso à Corte em uma igreja evangélica em Brasília, na noite desta quinta-feira (16). Ele disse que tem o “compromisso de sempre buscar, com humildade, serenidade, firmeza e espírito público, a correta interpretação e aplicação da Constituição e das normas vigentes em nosso país”.

Mendonça fez um discurso agradecendo o apoio que recebeu da família ao longo de sua vida profissional e também se disse grato ao presidente Jair Bolsonaro (PL) por ter sido indicado por ele para ocupar uma cadeira do STF.

Segundo ele, tornar-se ministro do Supremo “é apenas o início de uma grande e desafiadora jornada”. Mendonça destacou: “Uma caminhada que deve ter como foco o serviço ao meu país e a implantação permanente e substancial dos valores do Estado democrático de Direito”.

O ministro também disse que defenderá uma série de valores previstos no preâmbulo da Constituição, em especial a liberdade, a segurança, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça.

Publicidade

“Desses, defendo a justiça como seu valor supremo. Como supremo valor da nossa democracia. Não uma justiça utilitária, mas enquanto valor em si mesmo. Essa justiça é o ponto de equilíbrio entre todos os demais valores constitucionais. É ela que pode, de um lado, pacificar a sociedade e, de outro lado, permitir o avanço contínuo e estável, rumo ao ideal desta própria justiça”, frisou o ministro.

Mendonça ainda afirmou que, apesar do novo posto, sempre buscará aprimorar seus conhecimentos. “Sei que o conhecimento é vivo e vivificante. Sei que há muito por aprender, pesquisar, produzir e compartilhar. Sei que o conhecimento edifica. Daí o meu compromisso em sempre buscar conhecimento, em tentar alcançar sabedoria.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.