Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério estuda qual é a melhor vacina para reforço, diz interino

Ministro interino da Saúde afirmou que Pasta analisa imunizantes e que não existe perspectiva de novos contratos com o Butantan

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Queiroga está bem e sem sintomas, segundo interino
Queiroga está bem e sem sintomas, segundo interino Queiroga está bem e sem sintomas, segundo interino

O ministro interino da Saúde, Rodrigo Cruz, informou que a Pasta estuda qual é o melhor imunizante para a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Cruz conversou com a imprensa na saída do ministério no fim da tarde desta quarta-feira (29).

“Está sendo feito um estudo para saber qual é o melhor imunizante para reforço, mas sempre com troca de tecnologia. No começo do ano, existiu a intenção de [compra de] mais 30 milhões de doses do Butantan. Mas já temos doses suficientes, e o reforço é sugerido com outra tecnologia de vacina”, disse.

De acordo com o interino da Saúde, “está sendo realizado um estudo com os quatro imunizantes utilizados para saber a resposta imunológica”. Ele ainda ressaltou que não existe perspectiva de novos contratos com o Instituto Butantan para este ano. “O Ministério da Saúde celebrou dois contratos com o Butantan. O primeiro para 46 milhões de doses. O segundo para 54 milhões. Os contratos atuais são suficientes para a demanda.”

Segundo ele, há um cenário mais tranquilo em relação à imunização e disponibilização de vacinas em 2022. “Priorizamos as vacinas que têm registro definitivo na Anvisa. De concreto para 2022, temos a vacina Astrazeneca produzida com IFA nacional”, declarou.

Publicidade

Rodrigo Cruz está à frente da Pasta enquanto Marcelo Queiroga se recupera de uma infecção pela Covid-19. O interino informou que Queiroga está bem, sem sintomas e se comunicando com o presidente da República, Jair Bolsonaro.

“O protocolo americano e o brasileiro preveem 14 dias de isolamento após os sintomas ou dez dias após o exame que deu resultado positivo. O teste de Queiroga foi coletado na segunda-feira passada. Ele vai se submeter a outro exame antes do final de semana”, detalhou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.