Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Ministro anuncia transferência de 13 membros de facções do Amazonas para presídios federais

Flávio Dino disse nesta segunda que detentos fazem parte de grupos rivais que ameaçavam a segurança pública do estado

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

  • Google News
Treze presos irão para a custódia federal
Treze presos irão para a custódia federal

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou, nesta segunda-feira (24), a transferência de 13 presos do sistema prisional do Amazonas para a custódia federal. Os detentos são membros e líderes de facções criminosas rivais que ameaçavam a segurança pública amazonense. Segundo Dino, a atuação conjunta entre o estado e o governo tem como objetivo conter a crise de segurança e prevenir uma situação "mais aguda". 

"Temos na Amazônia brasileira, especialmente no estado do Amazonas, uma crise de segurança pública envolvendo disputa entre facções", disse Dino. A transferência, liderada pela Polícia Penal Federal, "intensifica a colaboração do governo federal com o enfrentamento dessa crise no sistema penitenciário e na segurança pública e a prevenção de uma crise mais aguda".


À Record TV, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse não ter notícias sobre a vinda para o DF de algum dos membros de facções do Amazonas.

Criminalidade

Desde 2012, a região da Amazônia Legal, composta de nove estados, tem índices de violência letal mais elevados do que a média nacional, de acordo com o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). 


Entenda: Disputa entre facções e crimes ambientais levam a 8 mil assassinatos na Amazônia Legal

Em 2022, mais de 8.000 pessoas foram assassinadas na região. O número inclui homicídios dolosos, com intenção de matar, roubos seguidos de morte e lesões corporais seguidas de morte.

A taxa de mortes por 100 mil habitantes foi de 26,7 na região, enquanto no restante do país ficou em 17,7.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.