Brasília Museu da República comemora 15 anos com concerto gratuito

Museu da República comemora 15 anos com concerto gratuito

Evento acontece nesta quarta-feira (15), às 20h, com obrigatoriedade de máscaras e comprovante de vacinação

  • Brasília | Marcela Cunha*, do R7, em Brasília

Museu Nacional da República recebe orquestra nesta quarta-feira (15)

Museu Nacional da República recebe orquestra nesta quarta-feira (15)

Pedro Ventura/Agência Brasília

Museu Nacional da República (MuN), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, comemora 15 anos nesta quarta-feira (15). A celebração da data conta com um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, às 20h, no auditório do museu, localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O acesso é livre e está sujeito à lotação de 700 pessoas.

O repertório do concerto passeia pela obra de Georges Enesco e Richard Strauss. Todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19 serão adotados, como a obrigatoriedade do uso de máscara no local e a apresentação do cartão de vacina para entrada.

Na sexta-feira (17), serão inauguradas três novas exposições: Fora dos Planos, de Rodrigo Sassi, Eternas Diásporas e ArteMídiaMuseu, de Marcelo Brodsky. Essa última será a primeira exposição de arte digital feita no website do museu.

O museu

O Museu Nacional faz parte do Conjunto Cultural da República e já abrigou diversas exposições nacionais e internacionais, seminários, mostras de filmes e festivais de teatro, além de exposições de médio e grande porte de acervo próprio. Apenas neste ano, o museu recebeu mais de 48,5 mil visitantes. 

“Apesar de ser um museu novo e com um acervo em construção, o MuN hoje conta com uma programação muito ativa e participativa dentro da cadeia produtiva cultural e que dialoga com artistas locais, nacionais e até internacionais”, afirma Sara Seilert, diretora do museu.

O Museu Nacional da República está no coração de Brasília, ao lado da rodoviária do Plano Piloto, com o acesso fantástico de público. É nesse sentido um espaço estratégico de difusão e democratização da arte no DF

Secretário de Cultura Bartolomeu Rodrigues.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas