Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No G20, Lira destaca papel do Congresso na luta contra a Covid 

O presidente da Câmara citou a autorização da telemedicina em caráter emergencial e a flexibilização das regras fiscais

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília, e Flávio Moraes, da Record TV

Arthur Lira discursou na 7ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20
Arthur Lira discursou na 7ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 Arthur Lira discursou na 7ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20

O presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), usou o espaço de fala durante a 7ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, nesta quinta-feira (7), para destacar o papel do Congresso no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Ele exemplificou essa importância citando a autorização do uso de telemedicina em caráter emergencial, além da quebra de patentes de vacinas e insumos em períodos de emergência ou estado de calamidades públicas. 

A flexibilização das regras fiscais também foi tema de destaque. Segundo Lira, alterações nesse sentido deram aval a gestores para que "pudessem realizar os gastos demandados para essa situação emergencial". Outra medida orçamentária mencionada no discurso foi a aprovação da emenda constitucional "que autorizou um instrumento análogo a um orçamento de guerra a ser utilizado no enfrentamento à Covid-19".

Para Lira, o auxílio emergencial para a preservação de emprego e renda em benefício a quase 10 milhões de trabalhadores, além de oferta de juros reduzidos a empregadores para não fechar postos de trabalho, são pontos chaves das medidas econômicas adotadas no país durante a crise. 

"Quando o Brasil foi chamado a agir diante da chegada do novo coronavírus no país, a Câmara dos Deputados assumiu com diligência, o papel de providenciar legislação e recursos para apoiar nossa resposta nacional. A esta função somou-se outras igualmente relevantes, como fiscalizar a condução da crise pelo governo, avaliar suas ações e manter a população informada fortalecendo o clima de calma entre todos", disse Lira.

Publicidade

A situação pandêmica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) fez com que o Congresso estabelecesse sistema de deliberação remota, a fim de não interromper os trabalhos durante o afastamento presencial. Na avaliação de Lira, a "rápida adaptação" foi o que possibilitou a aprovação dos instrumentos para enfrentar a emergência pública. 

Além de Lira, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), participa do evento, que ocorre em Roma, na Itália. A cúpula tem atividades até esta sexta-feira (8), cujos temas de debate miram a sustentabilidade e a segurança alimentar após a pandemia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.