STF

Brasília Olavo de Carvalho presta depoimento à PF remotamente

Olavo de Carvalho presta depoimento à PF remotamente

Ele é investigado em inquérito que apura ataques digitais criados para desacreditar as instituições 

  • Brasília | Renato Souza, do R7, em Brasília

Olavo de Carvalho, escritor

Olavo de Carvalho, escritor

Reprodução YouTube/Olavo de Carvalho

O escritor Olavo de Carvalho prestou depoimento à Polícia Federal na última quarta-feira (24) por videoconferência. A oitiva ocorre depois de uma operação para retirá-lo do Brasil, dias após ele ter sido notificado da necessidade de ser ouvido pelas autoridades. Atualmente, Olavo está nos Estados Unidos.

A oitiva ocorreu no âmbito de um inquérito que corre no STF (Supremo Tribunal Federal) e investiga a organização de uma "milícia digital criada para atacar e desacreditar as instituições democráticas". A suspeita é de que por meio das redes sociais ele incentivou ataques contra o Supremo, o Congresso e outros entes públicos. 

De acordo com fontes na PF ouvidas pelo R7 sob a condição de anonimato, Olavo negou as acusações. Ele deixou o Brasil de carro, rumo ao Paraguai, onde embarcou em um voo para os Estados Unidos. Ele já estava em território norte-americano, mas veio ao Brasil para realizar tratamento médico, tendo em vista que no país da América do Norte os tratamentos de saúde têm custo bastante elevado, e no Brasil ele poderia realizar o procedimento de maneira gratuita. 

Apesar da operação para deixar o Brasil, Olavo não é alvo de mandado de prisão nem de medidas restritivas, como o recolhimento do passaporte, e poderia ter viajado em um voo comercial. 

Últimas