Brasília Pacheco e Fux se reúnem para discutir orçamento secreto

Pacheco e Fux se reúnem para discutir orçamento secreto

Reunião ocorre no Supremo Tribunal Federal e tenta destravar o repasse de verbas aos parlamentares

  • Brasília | Renato Souza, do R7, em Brasília

Os presidentes do STF, Luiz Fux, e do Senado, Rodrigo Pacheco

Os presidentes do STF, Luiz Fux, e do Senado, Rodrigo Pacheco

Pedro Gontijo/Senado Federal - 31.08.2021

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), encontra-se na noite desta quarta-feira (17), com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux. A agenda é fechada, sem acesso público e o tema da reunião não foi divulgado pela Corte. No entanto, informações obtidas pelo R7 apontam que a conversa tratará das emendas do relator, o chamado orçamento secreto.

Pacheco chegou ao Supremo às 19h36. Na semana passada, o plenário do Supremo chancelou uma decisão liminar deferida pela ministra Rosa Weber que suspendeu os repasses feitos pelo Poder Executivo para parlamentares.

As emendas são conhecidas também como RP9 e a suspensão, de acordo com o voto da ministra, ocorre em decorrência da falta de critérios para recebimento dos valores e de publicidade sobre o destino dos recursos — o que na visão dela viola a Constituição.

A suspensão gerou incômodo no Executivo, na base do governo no Congresso e foi elogiada por partidos de oposição. Os recursos, geralmente, são usados para atrair apoio político para pautas de interesse do governo que estão nas agendas da Câmara e do Senado. Pacheco afirma que não existe orçamento secreto, pois, na visão dele, os repasses são registrados e informados de maneira satisfatória.

Últimas