STF

Brasília 'Pessoa com bússola moral', diz Daniel Silveira sobre Mendonça

'Pessoa com bússola moral', diz Daniel Silveira sobre Mendonça

Deputado foi preso após atacar magistrados da mais alta corte do país; André Mendonça toma posse na quinta-feira (16)

  • Brasília | Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ)

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ)

Plínio Xavier/Câmara dos Deputados

Preso por atacar ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e fazer apologia ao AI-5, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) defendeu, nesta segunda-feira (13), o nome de André Mendonça, que tomará posse na mais alta corte do país na próxima quinta-feira (16). O parlamentar deixou a prisão no mês passado e, desde então, tem sido visto com frequência em eventos no Palácio do Planalto.

"O André Mendonça é uma pessoa com bússola moral, realmente é uma pessoa que vale a pena estar na Corte porque vai defender a Constituição e os princípios de liberdade que o brasileiro pede", afirmou Silveira.

Novo ministro do STF

O plenário do Senado aprovou a indicação de André Mendonça para o STF em 1º de dezembro. Ele teve os votos favoráveis de 47 senadores – eram necessários 41 votos para a indicação ser aprovada – e 32 votaram contra.

Mendonça foi escolhido em julho deste ano pelo presidente Bolsonaro para ocupar a cadeira deixada por Marco Aurélio Mello, que se aposentou após 32 anos como ministro.

Durante a sabatina, Mendonça garantiu compromisso com o Estado laico e a liberdade de religião. Ele ainda ressaltou que, em primeiro lugar, compromete-se com a democracia e a defesa do Estado democrático de direito.

Últimas