Brasília Pfizer conclui entrega de 100 mi de doses de vacina anti-Covid ao Brasil

Pfizer conclui entrega de 100 mi de doses de vacina anti-Covid ao Brasil

Quantidade foi prevista em contrato assinado em março; mais 4 milhões de doses chegam ao país neste domingo

  • Brasília | Lucas Nanini, do R7, em Brasília

Brasil recebe neste domingo mais 4 milhões de vacinas da Pfizer contra Covid

Brasil recebe neste domingo mais 4 milhões de vacinas da Pfizer contra Covid

Portal Correio

O Brasil recebe neste domingo (3) mais 3 milhões de doses da vacina da Pfizer contra Covid-19. Com a chegada dessa remessa, a farmacêutica conclui as 100 milhões de doses do imunizante entregues ao país, quantidade prevista no primeiro contrato da empresa com o governo federal.

Três dos lotes chegaram ao país durante a manhã, todos em voos ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A primeira remessa foi entregue às 5h35, trazendo 520.650 doses.

Às 6h, aterrissou um avião com 1.521.000 doses. Esse lote deveria ter sido entregue na última sexta-feira (1º), mas houve uma reprogramação por parte da própria Pfizer.

O terceiro avião, com 854.100 imunizantes, pousou às 7h30. Incialmente, a previsão era de que a última remessa do dia, com mais 1.140.750 doses, fosse recebida às 16h30. No meio da tarde, a empresa informou que o lote será entregue na próxima semana, ainda sem data confirmada.

Com a chegada dessas remessas, a Pfizer terá entregado 10,5 milhões de doses em uma semana. O contrato entre a empresa e o governo federal foi assinado em março e previa 100 milhões de doses até 30 de setembro. A farmacêutivca produz o imunizante em parceira com a BioNTech.

Em nota, a Pfizer informou que não houve atraso na entrega e que o cronograma elaborado com o Ministério da Saúde foi cumprido. “Algumas semanas de entrega ocorrem na transição de um mês para o outro. Quando isso acontece, os lotes previstos para a última semana do mês podem acabar sendo entregues nos primeiros dias do mês subsequente”, disse a farmacêutica. 

Está prevista a entrega de um total de 200 milhões de doses da vacina da Pfizer até o fim de 2021, como estabelecido em contrato. “Estamos trabalhando com o Ministério da Saúde nas etapas necessárias para que as entregas ocorram conforme o cronograma estimado”, afirmou a empresa.

Últimas