Hackers teriam tentado fraudar eleições
operação pcdf conselho tutelarA Polícia Civil do Distrito Federal realizou uma operação nesta quinta-feira (21) para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados a um grupo suspeito de tentar fraudar as eleições para o cargo de conselheiro tutelar do DF. A votação está marcada para o dia 1º de outubro e mais de 5 mil candidatos se inscreveram no processo.
Segundo a polícia, os suspeitos invadiram o site da empresa responsável por promover o concurso para alterar a segunda fase da avaliação, em que o candidato apresenta os documentos para verificação de idoneidade, sendo uma etapa de caráter eliminatório.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Após invadirem o sistema e a conta de determinados concorrentes para o cargo de conselheiro, os hackers inseriram documentos errados nos campos especificados, a fim de eliminar os concorrentes na terceira fase do certame, ou seja, a eleição por meio de voto direto.
Os mandados foram cumpridos em Santa Maria, no Distrito Federal, e o material cibernético será analisado pela Seção de Perícias de Informática do Instituto de Criminalística. Os suspeitos vão responder pelos crimes de falsa identidade, invasão de dispositivo informático e associação criminosa, podendo ser condenados a até 10 anos de prisão.
Nas eleições, que ocorrem no dia 1º de outubro, serão escolhidos 220 titulares e 440 suplentes para os 44 conselhos tutelares do Distrito Federal. A seleção é feita em quatro etapas, que envolvem prova de conhecimentos específicos, análise documental, eleição e curso de formação.