Brasília 'Semana mais importante', diz AGU sobre aprovação de Mendonça

'Semana mais importante', diz AGU sobre aprovação de Mendonça

Declaração de Bruno Bianco ocorreu durante encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira (3)

  • Brasília | Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

André Mendonça, Jair Bolsonaro, Bruno Bianco e Anderson Torres

André Mendonça, Jair Bolsonaro, Bruno Bianco e Anderson Torres

Divulgação Advocacia-Geral da União

O advogado-geral da União, Bruno Bianco, afirmou nesta sexta-feira (3) que considera esta semana “talvez como a mais importante” do órgão após a aprovação de André Mendonça, ex-AGU e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, para ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

“É a semana em que tivemos um membro nato, um membro 'raiz', que foi advogado-geral da União e ministro da Justiça, e agora integra o Supremo. Então, para nós da Casa, é maravilhoso, e foi o senhor [Bolsonaro] que nos deu”, disse Bianco.

A declaração do atual AGU foi dada durante encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Justiça, Anderson Torres, e o próprio Mendonça. A reunião ocorreu na parte da manhã e não consta na agenda oficial de nenhum deles.

Mendonça teve seu nome aprovado pelos senadores na última quarta-feira (1º) e tomará posse como ministro do STF no próximo dia 16, um dia antes do encerramento do ano judiciário. A data foi confirmada em reunião entre Mendonça e o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, nesta quinta-feira (2).

Bolsonaro participou depois da cerimônia alusiva ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e de entrega do 1º Prêmio de Acessibilidade. Na ocasião, o chefe do Executivo assinou o decreto que regulamenta o Tratado de Marraqueche, que visa permitir o acesso de pessoas cegas ou com deficiência visual a obras literárias já publicadas. O presidente não discursou na solenidade, que teve lugar no Palácio do Planalto.

Últimas