STF

Brasília Senador Heinze entra com pedido de impeachment contra Barroso

Senador Heinze entra com pedido de impeachment contra Barroso

Parlamentar acusa o magistrado de crime de responsabilidade por declarações sobre as Forças Armadas

  • Brasília | Renato Souza, do R7, em Brasília

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS)

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS)

Edilson Rodrigues/Agência Senado - 22.9.2021

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) apresentou nesta terça-feira (24) um pedido de impeachment contra o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar acusa o magistrado de crime de responsabilidade em razão de declarações sobre as Forças Armadas.

Barroso afirmou que as Forças Armadas "estão sendo orientadas a atacar o processo eleitoral brasileiro e tentar desacreditá-lo". As afirmações ocorreram após os militares enviarem uma série de questionamentos sobre o sistema eletrônico de votação. Também foi enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma série de sugestões.

Para o senador, Barroso extrapolou as funções constitucionais. "De um ministro da Suprema Corte esperamos manifestações nos autos, baseadas em provocações no contexto de um processo judicial, não manifestações políticas e menos ainda declarações levianas. Precisamos que o processo seja aberto até para que todos entendam que não cabe ao Judiciário politizar com opiniões pessoais midiatizadas", justificou Heinze. O senador também criticou o que ele chama de "politização do Judiciário".

Procurado, o ministro Barroso não se manifestou sobre o pedido. 

Últimas