Brasília Sete partidos concentram 75% dos deputados da Câmara Legislativa do DF na nova legislatura

Sete partidos concentram 75% dos deputados da Câmara Legislativa do DF na nova legislatura

PL, PT, MDB, PSOL, PSD, PP e Agir elegeram 18 dos 24 parlamentares; ao todo, Casa terá representantes de 13 partidos

  • Brasília | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Fábio Félix (PSOL) foi o parlamentar mais votado da CLDF

Fábio Félix (PSOL) foi o parlamentar mais votado da CLDF

CLDF/Divulgação - 03.10.2022

O Distrito Federal elegeu, neste domingo (2), 24 deputados para a nova legislatura da Câmara Legislativa (CLDF).  Dos 13 partidos que terão representatividade na Casa, sete conquistaram 75% das 24 cadeiras em disputa. Ao todo, 18 parlamentares que vão ocupar a CLDF até 2026 pertencem ao PL (4), PT (3), MDB (3), PSOL (2), PSD (2), PP (2) e Agir (2).

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

No total, a Casa terá presentantes de 13 legendas, quatro a menos que nas últimas eleições, quando ficou com uma representação partidária mais fracionada, com 17 agremiações. Dos distritais eleitos este ano, 12 novos parlamentares assumirão o cargo e 12 serão reconduzidos em 1º de janeiro de 2023. 

Em 2018, seis partidos elegeram 12 parlamentares. À época, as legendas com maior representação eram o PT, com Arlete Sampaio e Chico Vigilante, o Avante, com Reginaldo Sardinha e João Cardoso, o Republicanos, com Rodrigo Delmasso e Martins Machado, o PROS, com Telma Rufino e Delegado Fernando Fernandes, o PDT, com Claudio Abrantes e Reginaldo Veras, e o PSB, com Roosevelt Vilela e José Gomes. O grupo representava 50% do plenário.

Representação feminina

Assim como em 2018, a representação feminina na Casa se manteve em três parlamentares. O número equivale a 12,5% do total. Nas eleições deste ano, Jaqueline Silva (Agir) se reelegeu e Doutora Jane (Agir) e a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) se elegeram.

No pleito anterior, as deputadas eleitas foram Arlete Sampaio (PT), que se aposentou do Parlamento aos 72 anos, Júlia Lucy (União Brasil), que concorreu, sem sucesso, à vaga de federal, e Telma Rufino (PROS), que tentou a reeleição e não conseguiu.

Os mais votados

O deputado Fábio Félix (PSOL) foi o distrital mais votado nas eleições deste ano. Ele passou de 10.955 votos, em 2018, para 51.792 este ano, um crescimento de 372,7%. O PSOL também elegeu o terceiro parlamentar mais votado, Max Maciel, com 35.578 votos. O segundo lugar ficou com Chico Vigilante (PT), que se reelegeu com 43.854 votos, mais que o dobro de 2018, quando teve 20.975 votos.

O quarto lugar ficou com o deputado Donizete (PL), que se reelegeu com 33.573 votos. O número representa 267,8% a mais do que em 2018, quando teve 9.128 votos. O distrital Martins Machado (Republicanos), por sua vez, foi o quinto mais votado. Ele foi reeleito com 31.993 votos, um crescimento de 8,6% em relação a 2018, quando ficou com 29.457. À época, o distrital foi o mais bem votado da CLDF.

A lista dos novos parlamentares incluem Thiago Manzoni (PL), Joaquim Roriz Neto (PL), Pastor Daniel Castro (PP), Rogério Morro da Cruz (PMN), Gabriel Magno (PT), Ricardo Vale (PT), Wellington Luiz (MDB), Pepa (PP) e Dayse Amarilio (PSB).

Tentaram a reeleição e não conseguiram o Delegado Fernando Fernandes (PROS), que tinha sido o segundo mais bem votado de 2018, Rodrigo Delmasso (Republicanos), Agaciel Maia (PR), Cláudio Abrantes (PDT), Telma Rufino (PROS), Valdelino Barcelos (PP) e Reginaldo Sardinha (Avante).

Lista dos partidos com representação na CLDF:

- PL, com Daniel Donizete, Thiago Manzoni, Joaquim Roriz Neto e Roosevelt Vilela

- PT, com Chico Vigilante, Gabriel Magno e Ricardo Vale

- MDB, com Iolando, Hermeto e Wellington Luiz

- PSOL, com Fábio Félix e Max Maciel

- PSD, com Robério Negreiros e Jorge Viana

- PP, com Pastor Daniel Castro e Pepa

- Agir, com Jaqueline Silva e Doutora Jane

- Republicanos, com Martins Machado

- União Brasil, com Eduardo Pedrosa

- PMN, com Rogério Morro da Cruz

- Avante, com João Cardoso

- Cidadania, com Paula Belmonte

- PSB, com Dayse Amarilio

Últimas