Brasília Simpósio debate protagonismo da pessoa com deficiência em Brasília

Simpósio debate protagonismo da pessoa com deficiência em Brasília

Evento acontece entre quarta e quinta-feira (14) e terá também exibição pela internet para inscritos no site

  • Brasília | Lucas Nanini, do R7, em Brasília

Brasília recebe simpósio sobre protagonismo da pessoa com deficiência

Brasília recebe simpósio sobre protagonismo da pessoa com deficiência

Pixabay

Brasília será sede do “I Simpósio Colaborativo – O Protagonismo da Pessoa com Deficiência na Sociedade”, que acontece nesta quarta e quinta (15 e 16), das 8h às 18h, no Brasília Palace Hotel. Serão ciclos de palestras e debates sobre a situação da pessoa com deficiência e os desafios para promover inclusão social, especialmente após a pandemia de Covid-19.

Devido aos protocolos sanitários, o número de vagas para participação presencial é limitado a 150 pessoas. A programação também pode ser acompanhada pela internet, mediante inscrição prévia pela internet.

A ideia do simpósio surgiu após questionamentos sobre como dar continuidade à educação das pessoas com deficiência, prover a inclusão digital e a educação inclusiva em tempos de pandemia. O evento é direcionado a pessoas com deficiências, familiares, profissionais de diversas áreas que atuam na educação especial e inclusiva e demais interessados no tema.

Entre os objetivos do simpósio, estão a propagação de conhecimentos interdisciplinares atualizados que provoquem reflexões e diálogos emancipatórios e a disseminação de conteúdos curriculares com base em evidências científicas para a sustentabilidade da educação especial e inclusiva.

Os organizadores pretendem abordar as necessidades dos estudantes com diversidades funcionais e colaborar para a melhoria da qualidade de vida, autonomia e inclusão social dos estudantes com deficiência. O intuito é contribuir para mudanças comportamentais que beneficiem o processo de desenvolvimento biopsicossocial, pela formação continuada dos professores de educação especial e inclusiva.

O evento é uma parceria entre o Instituto Vera Cruz de Desenvolvimento e o Fórum Colaborativo: Diversidade Funcional em Foco. Diretora do Vera Cruz, Rachel Andrade afirma que as projeções sobre o protagonismo e participação social de pessoas com deficiência na sociedade demonstram haver urgência na implantação de programas institucionais que atendam às suas necessidades.

“A população de pessoas com deficiência está cada dia mais avolumada nos programas ofertados pelas instituições especializadas. Contudo, a oferta do atendimento educacional especializado não tem acompanhado a mudança nos paradigmas inclusivos”, afirma Rachel.

“Com isso, surgem inúmeras preocupações quanto ao tipo de metodologia mais adequada que possa garantir uma melhor qualidade de vida, frente à uma percepção mais atualizada do conceito de diversidade humana, exercício do seu protagonismo social e das suas demandas inerentes”, conclui.

O evento terá palestras com profissionais de diversas áreas, como pesquisadores, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e outros especialistas. Representantes de movimentos que militam em favor das pessoas com deficiência, políticos, gestores da educação, entidades que atendem pessoas com deficiência e estudiosos também estão entre os convidados.

Últimas