Brasília TRE-DF manda Leandro Grass retirar propaganda contra Ibaneis do YouTube

TRE-DF manda Leandro Grass retirar propaganda contra Ibaneis do YouTube

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22); uma peça da campanha já tinha sido retirada da TV por ordem judicial

  • Brasília | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Ibaneis Rocha e Leandro Grass

Ibaneis Rocha e Leandro Grass

Renato Alves/Agência Brasília - CLDF/Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) mandou a equipe de campanha de Leandro Grass (PV) tirar do YouTube um vídeo em que o governador Ibaneis Rocha (MDB) é chamado de corrupto. A decisão é desta quinta-feira (22). Grass é deputado distrital e candidato ao Governo do DF pela federação PT-PV-PCdoB.

Na propaganda em questão, Grass aparece sentado em uma cadeira lendo um jornal cenográfico, e o governador Ibaneis aparece na capa com uma manchete de escândalo de corrupção. Um motorista para o carro e faz perguntas a Grass pedindo uma direção. Os questionamentos, no entanto, servem para acusar o atual governador de mentir e de não se importar com a população, além de pedir votos para o candidato.

O TRE-DF já tinha uma decisão contrária ao anúncio e ordenou que a campanha de Grass retirasse a peça publicitária da TV, do Instagram, do Facebook e do Twitter. O vídeo, porém, continuou sendo exibido no YouTube. Ibaneis acionou a Justiça Eleitoral alegando impulsionamento pago de propaganda negativa, o que a Lei das Eleições proíbe.

O relator do caso, o desembargador eleitoral Diego Barbosa Campos, determina na decisão "que o representado [Grass] exclua a propaganda impugnada de suas redes sociais em razão da veiculação de montagem que vincula a imagem do primeiro representante [Ibaneis] a casos de investigação de corrupção no governo do Distrito Federal".

O R7 conferiu, e o anúncio já foi retirado do ar. Em resposta, a campanha de Grass informou que vai recorrer da decisão e acusou o governador de contratar "um batalhão de advogados para tentar protegê-lo de acusações e críticas". "Não vamos mais comentar cada uma da enxurrada de ações dele [Ibaneis]. Quando discordamos da decisão do TRE, recorremos. Mas todas as decisões estão sendo cumpridas", afirmou a equipe do candidato por meio de nota.

Cabo de guerra judicial

TRE-DF proíbe propaganda de campanha com animais falantes

TRE-DF proíbe propaganda de campanha com animais falantes

Reprodução/R7 - 14.09.2022

Não é a primeira vez que Ibaneis pede para retirar do ar uma propaganda de Grass. Em 14 de setembro, o TRE-DF mandou que o candidato da federação retirasse um vídeo por conter animais falantes. Na peça, cachorros e gatos aparecem vestidos, descansando ou andando de skate enquanto pedem votos para o candidato da federação PT-PV-PCdoB.

O governador do DF e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), foi quem acionou a Justiça. A decisão do juiz auxiliar do TRE-DF, Demetrius Gomes Cavalcante, teve como base a Lei Federal 9.504/1997 e a Resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proíbem esse tipo de animação.

Leia mais: Justiça Eleitoral suspende vídeo de campanha com animais falantes

Últimas