Rússia x Ucrânia

Brasília 'Ucrânia livre': frases contra a guerra são projetadas na Esplanada

'Ucrânia livre': frases contra a guerra são projetadas na Esplanada

Grupo criticou o presidente russo, Vladimir Putin, na véspera da data em que o conflito na Ucrânia completa um mês de duração

  • Brasília | Hellen Leite, do R7, em Brasília

Frase 'Ucrânia Livre' é projetada em prédios da Esplanada dos Ministérios

Frase 'Ucrânia Livre' é projetada em prédios da Esplanada dos Ministérios

DSF/Divulgação

Uma série de frases em apoio à Ucrânia projetadas em prédios da Esplanada dos Ministérios e do Eixo Monumental, em Brasília, marcou um mês do conflito que já matou quase 1.000 civis no país. O ato foi organizado pelo movimento DSF (Democracia Sem Fronteiras), na quarta-feira (23). 

Entre as projeções, estavam frases em português e inglês como “Ucrânia Livre”, “Free Ukraine”, “Parem essa guerra”, “Stop the war” e "Stop Putin" estampadas nos edifícios por algumas horas, como uma forma de pedido de paz, segundo o movimento.

"O foco da ação é chamar a atenção dos parlamentares e da sociedade civil para se posicionarem em prol da abertura de corredores humanitários com cessar-fogo. O Brasil tem a oportunidade de mostrar ao mundo que valorizamos o regime democrático", informou o DSF.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), quase 1.000 civis foram mortos desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. Ao todo, 2.571 civis foram afetados diretamente pelas ações dos militares, sendo que 977 morreram e 1.594 ficaram feridos.

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (23), ainda revela que ao menos 81 crianças morreram e outras 108 ficaram feridas devido aos bombardeios, trocas de tiro e ataques aéreos na Ucrânia. Até o momento, mais de 3,5 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia na tentativa de fugir da guerra no país.

Últimas