UnB sobe 27 posições em ranking e é classificada 10ª melhor do país
Lista internacional avalia 3 mil instituições de ensino superior em todo o mundo
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

A Universidade de Brasília (UnB) subiu 27 posições no ranking de instituições de ensino superior da University Ranking of Academic Performance (Urap). A lista avalia 3 mil instituições em todo o mundo. No recorte mundial, a UnB agora ocupa a 604ª posição. No ano passado, estava na 631ª.
Em âmbito nacional, a UnB foi a 10ª colocada, entre 95 universidades analisadas. Já entre as 57 federais, a UnB foi a considerada a 7ª melhor. O ranking passou a ser elaborado em 2018 para atestar a qualidade acadêmica das instituições.
Dois fatores principais contribuíram para o destaque da universidade: o volume de artigos científicos publicados em revistas científicas de alto impacto, assim como o número de citações em periódicos científicos. A Urap analisa seis critérios para classificar as instituições, que recebem pesos diferentes, como colaboração internacional e produção de documentos acadêmicos.
Pesquisa
"A melhoria no ranking é reflexo de uma decisão da gestão de apoiar, cada vez mais, a pesquisa na Universidade, por meio de editais de apoio e de favorecer a infraestrutura necessária, mesmo no cenário de cortes”, afirma a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.
A UnB anunciou nesta sexta-feira (24) que vai dobrar a quantidade de bolsas para iniciação científica no ano que vem. Com isso, quase 2 mil estudantes de graduação poderão ser inseridos em programas de pesquisa. A iniciativa vai pagar 12 parcelas de R$ 400 aos estudantes.
