Agrotóxicos: O Perigo Invisível - A Websérie

Não perca o programa que vai ao ar na TV nesta quinta (1º), às 22h30

Do R7

O Câmera Record vai ao ar nesta quinta (1º), a partir das 22h30
O Câmera Record vai ao ar nesta quinta (1º), a partir das 22h30 Reprodução/Record TV

O Câmera Record mobilizou repórteres no Brasil e no mundo para investigar casos de intoxicação, doenças graves e mortes de produtores rurais contaminados por agrotóxicos. No região serrana do Espírito Santo, a equipe encontrou índices alarmantes de vítimas da alta exposição à substâncias nocivas que ainda não conseguiram se recuperar dos desgates físicos e emocionais do contato direto com produtos tóxicos. 

As histórias de vida dos moradores da cidade de Santa Maria de Jetibá são exemplos dessa triste realidade. Sem informação necessária e sem equipamentos de segurança específicos, muitos desenvolveram câncer, depressão e outros sintomas por causa do contato direto e repetitivo com o agrotóxico. Especialistas confirmam o diagnóstico e a relação entre as substâncias e as doenças físicas e emocionais.

No interior de São Paulo, o caso também se repete. Em Paulínia, um grupo de ex-funcionários tenta seguir com a vida após receber a maior indenização da história do Brasil pela exposição aos agrotóxicos, embora ainda sofram graves consequências. Muitos trabalharam mais de uma década em contato com 12 tipos de substâncias já proibidas mundialmente.

As histórias das pessoas que enfrentam os malefícios da exposição ao agrotóxico é contada na série exclusiva do R7, que se encerra com o programa que vai ao ar na TV nesta quinta (1º), às 22h30.

Assista:

No primeiro episódio da websérie exclusiva, entenda com o agrotóxico causa problemas de saúde

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. O uso descontrolado de substâncias nocivas prejudica a saúde dos trabalhadores rurais, que vivem em contato com o veneno sem nenhum tipo de proteção. Mas, afinal,que tipos de problemas de saúde são causados pelos agrotóxicos? É o que você vai acompanhar nesta websérie. Confira!

Em segundo episódio da websérie, vítima de agrotóxico relembra internação: "Quase morri"

Erenil Werneck tem 43 anos e mora em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo. Depois de 30 anos de trabalho direto em contato com agrotóxicos, Erenil enfrentou um grave quadro de depressão e passou 14 dias em um CTI. No segundo episódio da websérie Agrotóxicos: o perigo invisível, especialistas analisam e explicam os perigos aos quais Erenil sempre foi exposto.

No terceiro episódio da websérie, veja como o agrotóxico está relacionado ao câncer e a depressão

Nelina Walget, de 51 anos, trabalha com plantação desde os sete anos de idade e sempre esteve exposta aos agrotóxicos. Há dois anos, descobriu um câncer de mama e começou o tratamento para se livrar da doença. O município de Santa Maria de Jetibá, onde Nelina mora, é recordista nos casos de câncer da região. Não por coincidência, a zona rural é tomada por propriedades de pequeno porte, onde agrotóxicos são usados sem proteção.

No quarto episódio da websérie, funcionários relembram que produziam 12 substâncias proibidas mundialmente

Esses homens receberam a maior indenização da história do Brasil após 25 anos de trabalho em duas multinacionais onde produziam 12 tipos de substâncias tóxicas já proibidas mundialmente. Alguns dos funcionários morreram com doenças desenvolvidas a partir dos agrotóxicos e outros enfrentam ainda as sequelas da exposição. Confira o depoimento deles.

Extra! Na websérie especial, veja como produtos brasileiros com agrotóxicos chegam em outros países

Os repórteres Heloísa Villela, André Tal e Cíntia Godoy explicam como os produtos brasileiros contaminados com agrotóxicos chegam até Nova York, Londres e Tóquio para o consumos dos cidadãos locais. Em alguns casos, há legislação proibindo essas substâncias tóxicas.

Veja imagens da websérie exclusiva do Câmera Record: clique aqui

Prefere assistir à websérie no YouTube? Clique aqui

Gostou desse conteúdo? Não perca o Câmera Record que vai ao na TV, com uma reportagem nova e exclusiva sobre os agrotóxicos e seu impacto na saúde da população brasileira. É nesta quinta-feira (1º), às 22h30.

  • Espalhe por aí:

Vídeos

Carregando

Twitter

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!
Access log