Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura reforça ações de combate ao Aedes em cinco bairros da capital

Prefeitura reforça ações de combate ao Aedes em cinco bairros da capital

A8SE|

Prefeitura reforça ações de combate ao Aedes em cinco bairros da capital
Prefeitura reforça ações de combate ao Aedes em cinco bairros da capital Prefeitura reforça ações de combate ao Aedes em cinco bairros da capital

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém, ao longo desta semana, as ações de combate ao Aedes aegypti nos bairros. Essa

Foto: André Moreira/PMA
Foto: André Moreira/PMA Foto: André Moreira/PMA

Nesta semana, as equipes estão visitando nesta segunda e terça-feira (5 e 6, respectivamente) o bairro Cidade Nova. Já nos dias 7 e 8, os bairros Grageru e Aeroporto recebem as ações preventivas.

“Estamos intensificando as ações de visitas domiciliares noturnas, orientando sobre como evitar os criadouros do mosquito. As equipes da Saúde desenvolve as ações com o apoio logístico da Defesa Civil, da Secretaria da Assistência Social e da Guarda Municipal”, explcia o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana.

Ainda de acordo com o gerente, as pessoas precisam ficar em alerta, pois muitas acabam não prestando atenção a possíveis criadouros do mosquito que possam existir dentro de suas residências. “A orientação que damos aos nossos agentes é de que, durante as visitas, eles incentivem as pessoas a terem participação ativa nesse combate, pois cabe ao morador fazer a verificação diária para evitar novos criadouros em suas casas”, destacou Jeferson.

Publicidade

Aplicação do Fumacê

A aplicação do fumacê costal é uma ação padronizada pelo Ministério da Saúde, de responsabilidade dos municípios. Em Aracaju, os agentes de endemias da SMS, com a máquina nas costas, aplicam um produto específico para combater o mosquito do Aedes aegypti. Isso acontece quando a Saúde é notificada de casos suspeitos ou comprovados de dengue, zika ou chikungunya, em uma região específica.

Publicidade

Durante a semana, as equipes do fumacê costal atuarão na terça-feira, dia 6, no bairro Farolândia, na quarta-feira, dia 7, no bairro Santo Antônio, e na quinta-feira, dia 8, no bairro Grageru.

"Os bairros foram escolhidos a partir dos casos notificados da semana. Na aplicação, cada dupla de agente atua entre quatro e sete quarteirões. Esse serviço é sempre executado das 17h às 19h, porque é nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É um trabalho que ajuda a comunidade nesse combate”, esclareceu.

Publicidade

Próximo Mutirão

Desde o início da execução do Plano de Intensificação de Controle do Aedes, a Prefeitura de Aracaju já realizou cinco mutirões aos sábados. O primeiro ocorreu no bairro Japãozinho, o segundo no bairro Santa Maria, o terceiro no Olaria, o quarto no bairro José Conrado de Araújo, e o quinto no Bairro Santo Antônio. No próximo sábado, dia 10 de agosto, será a vez do bairro Industrial, onde o ponto de encontro da equipe será a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Jovem, rua Altamira s/n, às 7h30.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.