Cidades Ação para hipertensos e diabéticos ocorre neste sábado (17) em todas as USFs de João Pessoa

Ação para hipertensos e diabéticos ocorre neste sábado (17) em todas as USFs de João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa promove, neste sábado (17), das 8h às 12h, uma ação direcionada aos usuários hipertensos e diabéticos em todas as unidades de saúde da família (USF) do município. A atividade tem o objetivo de realizar busca ativa, ofertar diagnóstico e tratamento aos pacientes com hipertensão e diabetes nos cinco distritos sanitários […]

Portal Correio
Diabetes

Diabetes

Portal Correio
Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Ilustração

A Prefeitura de João Pessoa promove, neste sábado (17), das 8h às 12h, uma ação direcionada aos usuários hipertensos e diabéticos em todas as unidades de saúde da família (USF) do município. A atividade tem o objetivo de realizar busca ativa, ofertar diagnóstico e tratamento aos pacientes com hipertensão e diabetes nos cinco distritos sanitários da Capital.
 
Durante toda a manhã do sábado, serão disponibilizados os seguintes serviços: aferição de pressão arterial e glicemia; consulta médica e de enfermagem com os encaminhamentos necessários; avaliação do pé diabético; atendimento com nutricionista, psicólogo e odontólogo; teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais; distribuição de preservativos; práticas integrativas e complementares, vacinação contra a Influenza e atualização da caderneta de imunização dos adultos.
 
Além desses serviços, os profissionais também darão orientações sobre prevenção e cuidados para os usuários hipertensos e diabéticos. O atendimento será realizado de forma espontânea, ou seja, basta o usuário comparecer a uma das unidades, sem a necessidade de agendamento.
 
A cada duas semanas, aos sábados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem promovido ações com serviços direcionados para públicos específicos em diversas USFs da cidade. A última atividade, realizada no dia 3 de julho, teve como foco a saúde do homem e da população idosa.
 
Devido à pandemia da Covid-19, a prefeitura diz que são respeitados os protocolos definidos pelas autoridades sanitárias como o distanciamento social, uso obrigatório de máscara e a disponibilização de álcool em gel para os usuários e profissionais. Essas medidas também são utilizadas na rotina do serviço.

Últimas