Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ataques de bandidos no MA deixam 5 feridos; governadora tem até 2ª-feira para explicar violência

Ordem teria partido de dentro de presídio como resposta a uma operação da Polícia Militar

Cidades|

Ônibus incendiado em foto feita por testemunha de ataque
Ônibus incendiado em foto feita por testemunha de ataque Ônibus incendiado em foto feita por testemunha de ataque

Quatro ônibus foram queimados e uma delegacia foi atacada por criminosos na noite desta sexta-feira (3), em São Luís (MA). Eles jogaram gasolina e atearam fogo aos coletivos enquanto os passageiros ainda estavam nos veículos. A ação deixou cinco pessoas feridas, quatro delas em estado grave. Entre as vítimas, estão duas crianças.

A ordem para os ataques partiu dos bandidos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. A onda de violência é considerada uma reação ao fato de a Polícia Militar, com apoio da Força Nacional, ter assumido o controle da segurança em Pedrinhas, como reação do governo estadual aos assassinatos ocorridos na cadeia.

Em nota, o governo do Maranhão informou que os mandantes dos ataques já foram identificados e que está reforçando o policiamento na capital do Estado.

A governadora Roseana Sarney (PMDB) terá de prestar informações ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, até a próxima segunda-feira (6) para dizer quais providências estão sendo tomadas para controlar a violência no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e evitar mortes no Estado. Somente nesse início de 2014, duas pessoas morreram dentro do presídio. Em 2013, 59 detentos foram mortos no complexo.

Publicidade

A polícia maranhense ainda investiga se a execução do policial militar reformado Antônio César Cerejo tem ligação com a onda de terror promovida pelos membros de duas facções criminosas que lutam pelo controle do tráfico de drogas em São Luís.

Leia mais notícias no R7 Cidades

Publicidade

PMs estão atuando no presídio em Pedrinhas e, na primeira revista feita no lugar, apreenderam 300 armas brancas, dezenas de celulares, drogas e listas com o fluxo de negociação de drogas na cadeia. Uma das listas estava em uma bíblia.

Crianças feridas

Publicidade

O estado de saúde de uma das crianças feridas durante ataque de criminosos em São Luís é gravíssimo, segundo o Hospital Municipal Clementino de Moura. Ela está com 90% do corpo queimado e segue entubada na Unidade de Terapia Intensiva.

Ana Clara Santos Souza, de seis anos, estava com a mãe e a irmã menor dentro do ônibus alvo de um dos ataques, na Vila Sarney. Filomena Carvalho, avó da criança, disse ao R7 que ela corre risco de morte.

Lorrane Beatriz, irmã de Ana Clara, também sofreu queimaduras (nas duas pernas, braço e duas mãos). O estado da menina de um ano e quatro meses é estável.

A mãe das crianças, Juliane Carvalho Santos, de 21 anos, tem 75% do corpo queimado e não corre risco de morte. Até as 18h deste sábado (4), a mulher aguardava em uma maca que um leito fosse desocupado no Hospital Municipal de Urgência e Emergência Clementino Moura, o Socorrão 2, segundo informou a mãe dela.

Com informações da Agência Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.