Novo Coronavírus

Cidades Avião que levava vacinas quase colide com aeronave da Gol no PR

Avião que levava vacinas quase colide com aeronave da Gol no PR

Controladora de tráfego aéreo percebeu a manobra errada e avisou o piloto do monomotor a tempo

A tecnoclogia e a atenção da controladora de tráfego aéreo evitou uma possível colisão nos céus do Paraná nesta quarta-feira (20). Um avião que transportava vacinas contra a covid-19 para o interior do estado fez uma manobra errada e quase provocou um acidente depois que decolou de Curitiba.

O voo 1212 da Gol, que vinha de Guarulhos (SP), se preparava para aterrisar no aeroporto de São José dos Pinhais, quando o monomotor, que acabava de decolar do aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, fez a curva em sentido ao avião da Gol. A controladora de tráfego aéreo percebeu a manobra equivocada do monomotor e fez o alerta para o piloto corrigir a rota.

O controlado de voo Arthur Ferraz explicou ao Jornal da Record que a controladora de tráfego aéreo fez o serviço correto de desvio das aeronaves. "Esse é papel do controlador do tráfego aéreo usando a tecnologia que incrementa a segurança de voo em todo o Brasil."

O sistema de anticolisão de tráfego foi acionado no incidente. "Esse sistema cria uma cerca em volta das aeronaves e qualquer outra aeronave que se aproxime dessa cerca", explica o comandante Fernando Pamplona. "Primeiro ele dá um aviso e posteriormente até indica manobra a ser feita pra cima ou pra baixo para que as aeronaves se afastem uma da outra."

O avião monomotor do governo do Paraná transportava vacinas contra a covid-19 para Londrina e o comandante alegou problemas no puloto automático, o que seria uma pana rara.

Aviões estavam em rota de colisão

Aviões estavam em rota de colisão

Reprodução/Record TV

Em nota, a Gol confirmou a ocorrência, mas não informou quantos passageiros estavam no avião que tem capacidada para 170 pessoas.

O especialista em aviação Lito Sousa diz que o incidente reforça a segurança na aviação. "Em nenhum momento o incidente saiu da zona de controle", disse. "Esse sistema de alerta de colisão foi implementado no inicio dos anos 80 depois que ocorreram alguns acidentes em voo, isso mostra bem o quanto a aviação aprende com os acidentes do passado. Hoje felizmente podemos ver apenas notícias que parecem assustadoras, enquanto no passado estaríamos chorando sobre um acidente".

Últimas