Cidades Bailarino Arthur Marques fala sobre dança e contemporaneidade no Painel Funesc

Bailarino Arthur Marques fala sobre dança e contemporaneidade no Painel Funesc

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (27), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, com o tema “Dança e contemporaneidade: O contemporâneo da dança é atual? Ideias contemporâneas em danças não atuais”, que terá como convidado o bailarino e professor Arthur Marques. A conversa será com o jornalista […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Arthur Marques (Foto: Divulgação)

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (27), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, com o tema “Dança e contemporaneidade: O contemporâneo da dança é atual? Ideias contemporâneas em danças não atuais”, que terá como convidado o bailarino e professor Arthur Marques. A conversa será com o jornalista Jãmarrí Nogueira, com transmissão ao vivo via YouTube.

O painel faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, data instituída desde 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO (CID), em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), dançarino, coreógrafo e professor francês, que se destacou na história da dança com a publicação de um conjunto de cartas intituladas “Letters sur la Danse”, obra teórica e revolucionária do balé da sua época, importante referência para a dança pós-moderna.

A conversa desta terça tem como propósito trazer argumentos para a pergunta “o contemporâneo da dança é o atual?”, já que esta é motivada por uma noção repetida na mídia de que “dança contemporânea” é aquela que se faz no presente. Como consequência, a expressão parece abarcar todas as danças que se fazem na atualidade.

O convidado Arthur Marques é professor adjunto do Departamento de Artes Cênicas da UFPB e vice coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROF-ARTES) da UFPB. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, mestre e especialista em Dança pelo PPGDança – UFBA.

Últimas