Coronavírus

Cidades BH vacina idosos com a 3ª dose nesta sexta. Confira mais capitais

BH vacina idosos com a 3ª dose nesta sexta. Confira mais capitais

Após nota do Ministério da Saúde, cidades suspendem doses a adolescentes sem comorbidades, mas SP não interrompe aplicação

SP continuará a vacinar adolescentes sem comorbidades

SP continuará a vacinar adolescentes sem comorbidades

Evaristo Sá/AFP - 13.09.2021

A vacinação contra a covid-19 avança no país e, nesta sexta-feira (17), capitais brasileiras imunizam novos grupos etários.

A cidade de Belo Horizonte, por exemplo, vacinará com a terceira dose os idosos de 81 a 79 anos e de 88 a 86 anos. Poderão receber a aplicação aqueles que já tenham se vacinado com a segunda dose há pelo menos seis meses, ou que faltem até 15 dias para alcançar esse prazo.

Após orientação do Ministério da Saúde, ao menos quatro capitais suspenderam as doses para adolescentes sem comorbidades, como Maceió e Salvador, mas São Paulo não interrompeu a aplicação para essas faixas etárias.

Confira como será a vacinação contra a covid-19 nas capitais brasileiras nesta quinta (16):

São Paulo

A capital paulista continua a vacinar com a terceira dose os idosos a partir de 85 anos que já tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses.

A prefeitura também informou nesta quinta (16) que, apesar da decisão do Ministério da Saúde, que retira a determinação de imunizar adolescentes sem comorbidades, o público de 12 a 17 anos continua a receber a primeira dose na cidade. Saiba mais informações no Vacina Sampa

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro vacinará com a primeira dose os meninos de 14 anos, além de aplicar a terceira para os imunossuprimidos com mais de 60 anos e idosos acima dos 91 anos.

Todos os dias, pela tarde, a primeira dose também está disponível para todos com 22 anos ou mais, grávidas, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência.

Fortaleza

A capital do Ceará vacinará seus adolescentes e fará uma repescagem aos adultos que perderam a convocação para a primeira dose.

Aos que têm menos de 30 anos, a repescagem ocorre por agendamento. Os que possuem mais de 30 devem consultar o calendário disponibilizado pelo site da gestão municipal. A segunda dose continua sendo aplicada para os públicos elegíveis ou para quem perdeu seu agendamento de conclusão do esquema vacinal.

Belo Horizonte

A prefeitura de Belo Horizonte oferecerá a terceira dose para idosos de 81 a 79 anos e de 88 a 86 anos. Entre as duas faixas, poderão receber a aplicação aqueles que já tenham se vacinado com a segunda dose há pelo menos seis meses, ou que faltem até 15 dias para alcançar esse prazo. Quem foi imunizado com a AstraZeneca deve aguardar o intervalo de seis meses. Veja mais detalhes no site da prefeitura.

Maceió

Por conta da determinação do Ministério da Saúde, Maceió suspendeu a aplicação para adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades nesta quinta (16). A imunização dos adolescentes com deficiência permanente ou comorbidades continuará, bem como o de outros grupos acima dos 18 anos.

A prefeitura informou, em nota, que está preparada para aplicar a terceira dose em idosos acima dos 70 anos, e espera por nota técnica para vacinar este público com a dose de reforço.

Porto Alegre

A capital gaúcha continua aplicando a primeira dose para sua população com 15 anos ou mais sem comorbidades, bem como para adolescentes acima dos 12 anos com comorbidades.

A terceira dose está disponível para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos. Saiba mais neste link. Os locais de vacinação podem ser encontrados aqui.

Curitiba

Nesta sexta-feira, Curitiba fará a repescagem para sua população nascida até 1979 ser vacinada. No sábado, a terceira dose será aplicada para os idosos com 70 anos, vacinados com a segunda dose até 23 de março, e os imunossuprimidos de qualquer idade, cuja segunda dose tenha sido aplicada até 22 de agosto.

Goiânia

Goiânia atenderá idosos com 70 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 17 de março. As pessoas a partir de 60 anos imunossuprimidos que receberam a dose há mais de 28 dias, ou seja até 20 agosto também poderão se vacinar.

Os adolescentes de 17 anos completos e aqueles com 12 a 16 anos portadores de deficiência, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), também continuam sendo atendidos em três postos, por meio de agendamento prévio feito no site da Prefeitura ou aplicativo.

Últimas