Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cai para 5% o número de cidades da PB em bandeira verde

O número de cidades da Paraíba em bandeira verde caiu para 5%

Cidades|

O número de cidades da Paraíba em bandeira verde caiu para 5% em uma semana. Anteriormente, o percentual estava em 6%. Nove municípios saíram da bandeira verde para a amarela, enquanto que outros seis fizeram o percurso contrário. Os dados foram divulgados pelo Governo da Paraíba nesse sábado (3), em mais uma avaliação do Plano Novo Normal com a análise situacional da Pandemia da Covid-19 no Estado. A classificação passa a vigorar a partir desta segunda-feira (5).

Leia também: Mortes por coronavírus chegam a 76,7% das cidades da Paraíba

Esta 9ª avaliação aponta que parte significativa dos municípios que se encontravam em bandeira amarela na 8ª avaliação permaneceram nesta condição, representando 81% dos municípios paraibanos. Constatam-se transições de algumas bandeiras para a bandeira amarela, sendo nove municípios migrando da bandeira verde para a bandeira amarela. Outros nove municípios transitaram da bandeira amarela para a bandeira laranja, que teve sua participação elevada para 14% dos municípios paraibanos. Já outros seis municípios saíram da bandeira amarela para a bandeira verde, que teve sua participação reduzida para 5% dos municípios paraibanos.

O secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, Daniel Beltrammi, explica que para a classificação das bandeiras o Gabinete de Crise Covid-19 utiliza quatro indicadores: taxa de progressão de casos novos, taxa de letalidade observada, taxa de ocupação hospitalar em UTI e taxa de obediência ao isolamento social. “Além disso é considerada a taxa de transmissão do vírus calculado pela Fiocruz e o percentual de imunidade populacional, o R hoje é de 1,1 e a taxa de imunização da população atingiu 17%”, esclareceu.

Publicidade

Análise

A Nota Técnica traz ainda uma análise e projeções quanto a cenários de retomada das atividades educacionais mediante novos protocolos. De acordo com o documento, o Estado da Paraíba tem mais de 994.000 crianças e adolescentes matriculados nos mais variados ciclos educacionais, o que representa 24,63% da população do Estado estimada para 2020. Destes, 81,52% são estudantes da rede pública e 18,48% da rede privada de ensino.

Comparando com países que aprovaram a retomada de aulas presenciais, como os Estados Unidos, onde entre os meses de abril a setembro de 2020 autoridades sanitárias norte-americanas e a Academia Americana de Pediatria alertaram para um crescimento expressivo do número de casos da Covid-19 entre crianças e adolescentes, da ordem de 500%, ante ao contexto da retomada das atividades educacionais mediante novos protocolos, em alguns de seus Estados.

Publicidade

Atividades educacionais

Trazendo métodos similares de projeção e análise de riscos para o Estado da Paraíba para que se orientem tomadas de decisão sobre retomadas das atividades educacionais presenciais, com novos protocolos, pode-se obter crescimento médio do número de casos nas faixas etárias escolares da ordem de um pouco mais de 250%. Isto representaria cerca de 20.000 novos casos nas faixas etárias de 0 a 19 anos entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021.

Saiba mais sobre o coronavírus na cobertura do Portal Correio

Confira gráficos e números do Coronavírus na ParaíbaVeja aqui as últimas notícias sobre o novo coronavírusDoações ajudam afetados pela pandemia; saiba como colaborarSaiba como se proteger e onde ter atendimento para coronavírusCoronavírus: Especialista orienta sobre uso de máscaras caseirasAcompanhe aqui a situação dos leitos no estado

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.