Cidades Campinense encerra temporada; veja campanhas do time na Série D

Campinense encerra temporada; veja campanhas do time na Série D

Depois de uma temporada que rendeu apenas o vice-campeonato paraibano e a

Portal Correio

Depois de uma temporada que rendeu apenas o vice-campeonato paraibano e a presença na Copa do Brasil do próximo ano, o Campinense encerra as atividades do futebol profissional, nesta sexta-feira (27). A Raposa vai se despedir da Série D do Campeonato Brasileiro contra o América-RN, às 15h, no estádio Amigão, em Campina Grande, sem chance de classificação.

Pelo segundo ano consecutivo, o Campinense fica pelo caminho ainda na primeira fase do Campeonato Brasileiro. Levantamento aponta que a melhor campanha da Raposa na competição nos últimos cinco anos foi registrada em 2018. Naquela temporada, o time saiu na quarta fase depois de perder nos pênaltis, para o Ferroviário-CE, que terminou sendo o campeão nacional da Série D.

Na temporada de 2020, o Campinense fez parte do Grupo A3, ao lado do América-RN (27 pontos), Salgueiro-PE (23 pontos), Floresta-CE (21 pontos), já classificados para a segunda fase. Atlético de Cajazeiras (16 pontos) e Globo-RN (15 pontos) brigam pela última vaga no grupo.

O Campinense-PB soma 14 pontos em 13 jogos, com aproveitamento de apenas 35%, ocupando a sexta colocação. O time rubro-negro não tem mais chances de classificação, ao lado de Afogados-PE (13 pontos) e Guarany de Sobral-PE (11 pontos).

Em 2019, o Campinense disputou o Grupo 7, ficando na terceira colocação, com sete pontos. Na época, como nos anos anteriores, apenas dois times passaram para a segunda fase. Os classificados do grupo no ano passado foram Jacuipense-BA (15 pontos) e ASA-AL (13 pontos).

A melhor campanha do Campinense nos últimos anos foi registrada na temporada de 2018, quando o time fez parte do Grupo 8, ficando em primeiro lugar com 16 pontos. Fizeram parte do Grupo o Fluminnese de Feira-BA, que também se classificou, com 13 pontos. Flamengo-PE (4 pontos) e Murici-AL (1 ponto) ficaram pelo caminhou.

O Campinense foi gigante na temporada superando o Itabaiana-SE, com uma vitória e um empate. Na terceira fase, superou o Brasiliense-DF, com uma derrota e uma vitória, ganhando a vaga no pênaltis. O time rubro-negro só parou contra o Ferroviário-CE, perdendo o primeiro jogo e ganhando o segundo, mas perdeu nos pênaltis, em Campina Grande.

Na temporada de 2017, o Campinense ficou na segunda colocação na primeira fase, com oito pontos, e o Fluminense de Feira-BA somou nove pontos. Os dois times se enfrentaram na segunda fase e os baianos ganharam a vaga, por terem empatado em 1 a 1, em Campina Grande. Mas, o Campinense ainda conseguiu o empate de 0 a 0, na Bahia, ficando pelo caminho.

Em 2016, o Campinense ficou na primeira colocação com dez pontos no Grupo A9. O time passou pelo Globo-RN, na segunda fase, mas estacionou na terceira fase contra o Itabaiana-SE. A Raposa venceu por 2 a 0, em Campina Grande, e perdeu pelo mesmo placar, em Sergipe, onde foi eliminado nos pênaltis.

Na temporada de 2015, fazendo parte do Grupo A3, o Campinense ficou na primeira colocação na primeira fase, com 14 pontos, ao lado de Murici-AL (13 pontos), também classificado. O Campinense encarou o Operário-PR e parou na segunda fase, com uma vitória para cada time, por 1 a 0, mas o Campinense foi superado nos pênaltis, por 4 a 3, no Amigão.

*Por: Franco Ferreira

Últimas