Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cartilha ensina a lidar com sofrimento psíquico na pandemia

Diante dos efeitos psicológicos desencadeados pelo distanciamento social, a Universidade Federal da

Cidades|

Diante dos efeitos psicológicos desencadeados pelo distanciamento social, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criou uma cartilha, no formato de história em quadrinhos, para orientar a população. Intitulada ‘Sofrimento psicológico na pandemia: aprenda a lidar!’, o material foi produzido por extensionistas do projeto ‘Xô, Covid’, da Escola Técnica de Saúde (ETS) da instituição, localizada no Campus I, em João Pessoa.

Leia também:

Composto sintético criado na Paraíba é promissor no combate ao câncer

Coordenadora do projeto, a professora Ana Carolina Bernardes explica que a ideia da cartilha surgiu por causa do impacto da pandemia na saúde mental da população, que tem se manifestado de formas variadas, a exemplo da insônia, do medo e da ansiedade.

Publicidade

“A cartilha foi elaborada a partir das experiências vivenciadas por uma família durante a pandemia, abordando assuntos como as principais alterações psicossociais, estratégias para enfrentamento de tais alterações e a divulgação de serviços de saúde voltados para a saúde mental”, informa Carolina.

Impressa para ser distribuída aos moradores da comunidade de São Rafael, situada em João Pessoa, público atendido pelo projeto de extensão da ETS, a cartilha foi disponibilizada em formato digital para toda a população, por meio da conta do projeto da UFPB no Instagram.

O conteúdo da cartilha foi produzido com a orientação da psicóloga e professora Íria Raquel Borges, que também atua na Escola Técnica de Saúde. Mais informações sobre o material educativo podem ser solicitadas através do e-mail acbd@academico.ufpb.br.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.