Cidades Cearte-PB abre matrículas para preencher 790 novas vagas em 45 cursos

Cearte-PB abre matrículas para preencher 790 novas vagas em 45 cursos

O Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte) está com matrículas abertas para 45 cursos do 3º ciclo de Minicursos EAD. As inscrições vão até o dia 6 de agosto e são feitas no endereço https://ceartepb.com/matriculas/, onde as pessoas interessadas podem conferir detalhes sobre cada curso e escolher com qual mais se identificam. Devido à pandemia […]

Portal Correio
liberdade

liberdade

Portal Correio
Cearte em João Pessoa (Foto: Divulgação)

O Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte) está com matrículas abertas para 45 cursos do 3º ciclo de Minicursos EAD. As inscrições vão até o dia 6 de agosto e são feitas no endereço https://ceartepb.com/matriculas/, onde as pessoas interessadas podem conferir detalhes sobre cada curso e escolher com qual mais se identificam. Devido à pandemia do Covid-19, as atividades do Cearte têm sido realizadas de maneira remota.

São 790 vagas abertas para os cursos ofertados, totalizando 57 turmas. Podem se matricular pessoas de qualquer lugar, observando o critério da faixa etária para cada curso.

No terceiro ciclo, entre os 45 ofertados estão cursos como Dança Clássica, Vídeodança, na área de Dança; Violão e Flauta Doce para Intermediários, Canto e interpretação performática, em Música; Teatro para atores e para não atores, Vídeoperformance, Cordel e teatro de bonecos, no campo artístico do Teatro; Cineclube para Crianças, Análise crítica cinematográfica, Podsquetes –  Criação e Esquetes Cômicas para podcasts, em Audiovisual; Poesia na Tela, adentrando na Literatura Pintura – Ilustrações e montagem de cenas e Introdução à escultura no âmbito das Artes Visuais.

A escolha dos cursos ofertados aconteceu observando critérios como a diversidade de saberes das áreas e linguagens, as propostas de ensino/aprendizagem de técnicas para a construção da criatividade e da expressão, a vocação da Escola de Artes e a experiência acumulada pelas equipes gestora e docente, na interação com as alunas e alunos ao longo dos ciclos anteriores.

No Terceiro Ciclo são 45 minicursos, alguns transdisciplinares e outros de apenas uma linguagem, todos à distância, sendo 57 turmas e 790 vagas ofertadas, para qualquer pessoa e em qualquer lugar. As matrículas estarão abertas até 6 de agosto e as aulas acontecerão entre 16 de agosto e 2 de outubro no site do Cearte (ceartepb.com). 

O valor para matrícula em cada curso é de R$ 65, sendo esta uma contribuição única. Alunos da rede pública de ensino (estadual ou municipal) e funcionários públicos do estado da Paraíba, com remuneração até dois salários mínimos, têm um desconto de 50% na taxa de contribuição. Beneficiários do programa Bolsa Família e PcD são isentas desta taxa de matrícula. O período para solicitar a isenção ou o desconto vai até a próxima sexta-feira (23). Para fazer essa solicitação, basta preencher os formulários abaixo:

SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO OU DESCONTO: (OS FORMULÁRIOS ESTARÃO DISPONÍVEIS ABAIXO, ATÉ 23/07)

– PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PEDIDO DE ISENÇÃO)
[HTTPS://FORMS.GLE/AT6GFPVMDUQZGWJK7]

– BENEFICIÁRIO BOLSA FAMÍLIA (PEDIDO DE ISENÇÃO)
[HTTPS://FORMS.GLE/WEZQUPDS9AFRJFJV7]

– ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL OU MUNICIPAL (PEDIDO DE 50% DESCONTO)
[HTTPS://FORMS.GLE/811THCQVGQZJH3IY9]

– SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DA PARAÍBA COM REMUNERAÇÃO ATÉ 2 SALÁRIOS MINÍMOS (PEDIDO DE 50% DESCONTO)
[HTTPS://FORMS.GLE/9XQ2GUQT2QKTJVQY7]

Desde o início da adoção das medidas de segurança sanitária contra o novo coronavírus, o Cearte tem atuado de forma remota, oferecendo cursos na modalidade online e agora em 2021 de Ensino a Distância (EAD).

Com o formato de aulas não-presenciais, a oferta de cursos que eram semestrais passaram a ser no formato de minicursos de sete semanas cada. Para que o Centro desse continuidade ao seu trabalho, oferecendo acesso ao ensino da arte, foi necessário redirecionar as ações e adaptá-las ao novo modelo.

Últimas