Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cerca de 16% da população adulta da PB sofreu algum tipo de violência em 12 meses

Na Paraíba, cerca de 15,7% da população adulta sofreu algum tipo de violência nos últimos 12 meses anteriores à entrevista, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgados nesta sexta-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Volume 5 da publicação apresenta informações sobre acidentes, violências, doenças transmissíveis, […]

Cidades|

Violência
Violência Violência

Na Paraíba, cerca de 15,7% da população adulta sofreu algum tipo de violência nos últimos 12 meses anteriores à entrevista, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgados nesta sexta-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Volume 5 da publicação apresenta informações sobre acidentes, violências, doenças transmissíveis, atividade sexual e características do trabalho e apoio social.

A proporção registrada no estado, que aponta para 469 mil pessoas nessa situação, ficou abaixo das médias nacional (18,3%) e regional (18,7%), além de ter sido a menor do Nordeste. Em João Pessoa, o percentual foi ainda menor (14,9%) e inferior à média das capitais da região (20,5%). De modo geral, o relato de violência era mais frequente entre as mulheres (16,3%), do que entre os homens (15%). 

Do total estadual de pessoas que sofreram alguma violência, 13,2%, aproximadamente 62 mil, deixaram de realizar atividades habituais em decorrência disso. Entre a parcela feminina dessa população, essa proporção foi bem maior (17,6%) do que na masculina (9,9%). 

Segundo a PNS, 2,7% da população paraibana sofreu violência física no período investigado, o menor indicador identificado no País, inferior às médias brasileira (4,1%) e nordestina (4,5%). Esse tipo de agressão teve mais vítimas homens (3,1%), do que mulheres (2,4%).

Publicidade

Ainda na população de 18 anos ou mais de idade, 4,7% haviam sofrido violência sexual alguma vez na vida, cerca de 139 mil pessoas. Apesar do grande número, o percentual também ficou abaixo dos constatados nos cenários nacional (5,9%) e regional (5,9%). A incidência desse tipo de agressão foi mais comum no grupo feminino (6,5%), do que no masculino (2,5%). 

Além disso, 449 mil pessoas sofreram violência psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista. O contingente representa 15% dos habitantes adultos do estado, proporção menor que as observadas nos recortes Brasil (17,4%) e Nordeste (17,7%). Junto às mulheres, a ocorrência dessa forma de agressão era de 16%, ao passo que junto aos homens era de 13,9%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.