Cine Banguê exibe documentário ‘Rita Preta da Paraíba’

O Cine Banguê realiza nesta segunda-feira (16), às 19h, a sessão especial O post Cine Banguê exibe documentário ‘Rita Preta da Paraíba’ apareceu primeiro em Portal Correio.

O Cine Banguê realiza nesta segunda-feira (16), às 19h, a sessão especial Mês das Mulheres, em João Pessoa. Será exibido o documentário Rita Preta da Paraíba. A entrada é gratuita e após a exibição haverá debate com a presença de Gileide Ferreira, neta de Rita Preta, e Eulalia Bezerra, antropóloga e doutora em Sociologia. A mediação será feira por Maria Janaína (SEMDH).

Leia também: ‘O Oficial e o Espião’ é o destaque da semana

A ação é uma parceria da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH). A sessão integra a programação estadual do Mês das Mulheres, que se estende até 29 de março. A distribuição de senhas será feita na bilheteria uma hora antes da sessão – sujeita à lotação da sala.

O filme conta a história de vida de um grupo de mulheres quilombolas da região de Santa Luzia, interior da Paraíba, que foi deixando o Quilombo do Talhado em direção a cidade sem abandonar a arte da fabricação de louças de barro, desenvolvendo ainda mais a atividade. Com depoimentos fortes e uma história inspiradora, o curta metragem mostra como a atitude de Rita Preta mudou a vida de uma comunidade inteira.

O curta tem duração de 20 minutos e é patrocinado pela ONU/FIDA/PROCASE. A direção é de Diovanne Filho e a classificação indicativa é livre.

O post Cine Banguê exibe documentário ‘Rita Preta da Paraíba’ apareceu primeiro em Portal Correio.