Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comitê propõe Brigada Emergencial da Saúde no NE contra coronavírus

O Comitê Científico do Nordeste (C4NE), criado pelo Consórcio de Governadores da O post Comitê propõe Brigada Emergencial da Saúde no NE contra coronavírus apareceu primeiro em Portal Correio.

Cidades|

O Comitê Científico do Nordeste (C4NE), criado pelo Consórcio de Governadores da região para estudar medidas que possam contribuir com o combate ao novo coronavírus, está finalizando a proposta de implantação da Brigada Emergencial Médica para reforçar o atendimento à população infectada pelo novo vírus. “Em alguns municípios do Nordeste não há médicos, principalmente nas cidades do interior”, afirmou o ex-ministro Sergio Rezende, um dos coordenadores do Comitê. Assista acima.

A proposta, segundo explica Sergio Rezende, seria a de aproveitar os acadêmicos de Medicina, em fim de curso, mas que já têm o conhecimento para exercer a profissão, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de usar profissionais formados no exterior, mas que não tiveram o diploma revalidado. Já existem decisões judiciais, nesse sentido de antecipar a formatura dos alunos, em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro.

A revalidação do diploma exige que o profissional faça uma prova chamada ‘Revalida’. “Por razões diversas, esse exame não é aplicado há dois anos. Nós temos médicos formados que não estão podendo atuar”, disse Sergio. A sugestão do Comitê Científico é que os Estados encontrem uma solução para aproveitar esses médicos e enfermeiros na Brigada da Saúde.

Sergio Rezende citou o caso do Maranhão, onde o Governo do Estado divulgou um edital para contratar esses médicos. Ele deixou claro que isso não significa revalidação do diploma. “Mas, eles podem atuar durante a pandemia, em alguma atividade relacionada à Medicina, sendo supervisionados por médicos experientes”. E complementou: “O que entendemos é que não pode faltar profissionais da saúde nesse momento de pandemia”.

Publicidade

*Sony Lacerda, especial para o Portal Correio

O post Comitê propõe Brigada Emergencial da Saúde no NE contra coronavírus apareceu primeiro em Portal Correio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.