Coronavírus

Cidades Confira o cronograma de vacinação nesta terça (29) em dez capitais

Confira o cronograma de vacinação nesta terça (29) em dez capitais

SP vai vacinar pessoas de 44 e 45 anos, e o Rio, quem tiver 46 anos. São Luís (MA) não terá atendimento devido a feriado local

  • Cidades | Do R7

Vacinação contra a covid-19 segue lenta e com realidades diferentes no Brasil

Vacinação contra a covid-19 segue lenta e com realidades diferentes no Brasil

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Novos grupos prioritários entram na agenda de vacinação contra covid-19 das capitais brasileiras nesta terça-feira (29). São Paulo passa a incluir pessoas com 44 e 45 anos e o Rio de Janeiro, quem tem 46 anos. No Brasil, foram vacinados cerca de 71.5 milhões de pessoas com a primeira dose e mais 25.5 milhões também com a segunda dose contra a doença até a segunda-feira (28).

Em São Luís (MA), capital brasileira mais avançada na imunização da população, os postos de saúde estarão fechados nesta terça-feira (29), em função de um feriado municipal. 

São Paulo

A partir de terça-feira, o público de 45 e 44 anos poderá receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus na cidade de São Paulo.

O cronograma de imunização na capital paulista sofreu alterações na semana passada em razão de problemas com o envio de doses para os postos de atendimento — situação que provocou troca de acusações entre os governos municipal e estadual sobre a origem da interrupção na distribuição dos medicamentos.

Pessoas com 18 anos ou mais e residentes da capital paulista já podem se inscrever no site da Prefeitura de São Paulo para tomar as doses remanescentes de imunizantes contra a covid-19, a chamada xepa da vacina.

A expectativa da prefeitura municipal é que último grupo de pessoas, com 18 e 19 anos, comece a ser vacinado no dia 13 de setembro. Mais informações sobre o andamento da vacinação também podem ser obtidas pelos paulistanos na plataforma De Olho na Fila.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro deverá vacinar, nesta terça, pessoas de 46 anos ou mais, além de gestantes e puérperas (que tiveram filhos nos últimos 45 dias) — que podem receber a imunização todos os dias da semana.

Segundo o cronograma estabelecido pela prefeitura carioca, as mulheres serão atendidas no turno da manhã e os homens à tarde.

Curitiba

A Prefeitura de Curitiba anunciou o início da vacinação de caminhoneiros com 30 anos completos ou mais. O atendimento será exclusivamente no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, das 8h às 17h.

De acordo com a administração da capital paranaense, os motoristas de caminhão terão que apresentar um comprovante de endereço na cidade — em seu nome ou do cônjuge, neste caso também com certidão de união estável ou casamento — e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) C ou E.

Porto Alegre

Porto Alegre deverá realizar, nesta terça, a vacinação homens e mulheres com 47 anos ou mais, conforme informou o site da prefeitura da capital gaúcha.

A aplicação das doses será feita em 12 unidades de saúde e em três drive-thrus. Os endereços e mais informações podem ser obtidos no site da Prefeitura de Porto Alegre.

A imunização na capital gaúcha também vai continuar para os grupos anteriores:

— Homens com 50 anos ou mais;

— Profissionais de saúde e de apoio à saúde;

— Pessoas com deficiência a partir de 18 anos;

— Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos;

— Funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior;

— Gestantes e puérperas com comorbidades, e sem comorbidades mediante prescrição médica.

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá informou, nesta terça, que depende do repasse de doses das vacinas para ampliar o atendimento da população local.

A campanha na capital mato-grossense atende pessoas a partir dos 50 anos sem comorbidades, população com comorbidades a partir dos 18 anos (com a apresentação de laudo médico), grávidas e puérperas com comorbidades a partir dos 18 nos (com laudo médico) e sem comorbidades (com indicação ou laudo médico por escrito).

Os polos de vacinação voltam a funcionar normalmente no último fim de semana. Cinco pontos de atendimento estão abertos na capital mato-grossense: Senai Porto, Assembleia Legislativa, Sesc Balneário e os dois drive thru, UFMT e Sesi Papa.

Salvador

A Prefeitura de Salvador anunciou, nesta terça, o início do processo de imunização das pessoas em situação de rua com cerca de 7 mil doses do imunizante da Johnson.

Também deve começar a vacinação de todos os moradores das ilhas dos Frades, Maré e Bom Jesus dos Passos, com idade a partir de 18 anos.

Na segunda, começaram a ser imunizadas pessoas com idade a partir de 44 anos, nascidas até 28 de outubro de 1976.

Salvador teve 53% da sua população alcançada com a primeira dose da vacina, totalizando 1.046.825 pessoas. Mais informações podem ser consultadas no site da prefeitura soteropolitana.

Recife

Nesta terça, a capital do estado de Pernambuco deve prosseguir a vacinação das pessoas com 43 anos ou mais que residem no Recife, além de outros grupos prioritários, como habitantes de 18 anos ou mais com deficiência física, doenças raras, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e deficiência intelectual, entre outros.

Mais informações sobre a campanha de vacinação na cidade podem ser obtidas no site da Prefeitura do Recife.

Fortaleza

Em Fortaleza, a relação de agendados para vacinação desta terça deverá abranger apenas a aplicação da segunda dose.

No último fim de semana, passaram a receber a primeira dose as pessoas a partir de 37 anos, além de gestantes e puérperas.

Segundo balanço da campanha de vacinação, divulgado no site oficial da prefeitura municipal da capital do Ceará, Fortaleza já imunizou 40,7% da população com a primeira dose e 12% completaram o esquema vacinal.

Belém

A cidade de Belém (PA) deverá iniciar, nesta terça-feira, a aplicação da primeira dose de 38 e 39 anos (nascidas em 1982 e 1983).

Também será feita a imunização das pessoas que estão com a segunda dose da AstraZeneca em atraso. Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Belém.

São Luís

A Prefeitura de São Luís (MA) informou que, nesta terça, os postos de vacinação contra a covid-19 devem funcionar em função de feriado religioso na cidade — a primeira capital brasileira a imunizar o grupo de 18 anos sem comorbidades.

Na quarta-feira (30), deverá ser realizada a chamada para quem perdeu a vacinação e tem 40 anos ou mais.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Prefeitura de São Luís.

Últimas