Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conselho cadastra psicólogos voluntários para atender parentes de vítimas de Santa Maria

Incêndio em boate na cidade resultou em 231 mortos

Cidades|Da Agência Brasil, com R7

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul abriu cadastro para profissionais voluntários que queiram prestar apoio aos parentes de vítimas mortas no incêndio em uma boate de Santa Maria (RS), no último domingo (27).

Os psicólogos que tiverem disponibilidade para trabalhar no município devem entrar em ligar para os números (55) 3219-5299. Para atuar na capital gaúcha Porto Alegre, o contato deve ser feito pelo telefone (51) 3334-6799, ramal 242. Saiba como ajudar as vítimas

O conselho informou ainda que as clínicas que estiverem prestando atendimento voluntário devem entrar em contato com o órgão pelo e-mail comunicacao@crprs.org.br, informando nome e telefone.

Doação de sangue

Publicidade

A prefeitura de Santa Maria e o governo estadual pedem que a comunidade se mobilize para doar sangue nas próximas semanas. De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, o volume disponível foi suficiente para atender aos pacientes internados em Santa Maria e em Porto Alegre, mas é necessário repor o estoque. Doadores de todos os tipos podem colaborar – veja os endereços abaixo.

É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e levar um documento de identidade com foto. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, mas precisam da autorização dos pais ou dos responsáveis legais.

Publicidade

Festa virou tragédia

Ao menos 231 morreram no incêndio que atingiu a casa noturna Kiss, na madrugada do último domingo (27). A lista com os nomes das vítimas foi divulgada na noite de ontem pelo governo do Estado. Quase metade das vítimas estudava na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

Publicidade

Estão internadas, ao todo, 121 vítimas do incêndio. Destas, 35 estão com respiração mecânica. Segundo o tenente-coronel da Defesa Civil Adilomar Silva, 82 delas estão em Santa Maria, 37 em Porto Alegre, uma em Cachoeira do Sul e uma em Ijuí.

A banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava no local, está sendo investigada como causadora do incêndio e poderia ser indiciada por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), segundo um dos responsáveis pela investigação.

De acordo com versões de testemunhas, um dos integrantes da banda acendeu, durante a apresentação, um artefato pirotécnico, cujas faíscas aparentemente atingiram a espuma que atuava como isolante no teto do local, o que provocou o fogo.

Veja como ajudar*

Doações e cadastros de voluntários devem ser feitos no Centro Desportivo Municipal (Farrezão)

Rua Appel, 795, bairro Fátima, Santa Maria

Para doar sangue (todos os tipos)

- Santa Maria — Av. Presidente Vargas, 2.291 Alameda Santiago do Chile, 35 - Bairro Nossa Sra. De Lourdes

- Porto Alegre — Av. Bento Gonçalves, 3722 - Partenon - Porto Alegre

- Alegrete — Rua Gen. Sampaio, 10 - Bairro Canudos

- Caxias do Sul — Rua Ernesto Alves, 2260 - Centro

- Cruz Alta — Rua Barão do Rio Branco, 1445

- Palmeira das Missões — Rua Nassib Nassif esquina Gen. Osório, 351

- Passo Fundo — Av. Sete de Setembro, 1055 - Centro

- Pelotas — Av. Bento Gonçalves, 4569 - Centro

- Santa Rosa — Rua Boa Vista, 401 - Centro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.